Foi só no século XVII que o interior da colônia começou a ser explorado com a pecuária (destaque no Nordeste e Sul) e a exploração das drogas do sertão na Amazônia, as expedições dos bandeirantes paulistas também contribuiram para a expansão territorial.
É em Marajó que se encontra o maior rebanho do animal no Brasil, com cerca de 700 mil cabeças, cerca de três vezes a população de todos os seus municípios. Além da criação de búfalos, a economia da ilha também se apoia na pesca, extração de madeira, açaí e borracha, além de um ainda incipiente turismo.
Dependendo do município poderá aparecer atividades econômicas como a criação de animais (pecuária), a mineração, a extração vegetal, a pesca, como também as atividades relacionadas a prestação de serviços (educação, transporte, saúde, comércio, entre outras) ou ainda as atividades relacionadas a produção industrial ( ...
Ilha de Marajó
estado do Pará
A Ilha do Marajó é dividida em 12 municípios: Santa Cruz do Arari, Afuá, Anajás, Breves (a capital da Ilha de Marajó), Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, São Sebastião da Boa Vista e Soure.
A área de abrangência da APA Marajó compreende 12 municípios, os quais compõem as microrregiões de Arari (Cachoeira do Arari, Chaves, Muaná, Ponta de Pedras, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Soure) e Furos de Breves (Afuá, Anajás, Breves, Curralinho e São Sebastião da Boa Vista), com um total de 5.
+ Veja fotos da Ilha de Marajó Das 12 cidades da ilha, Soure e Salvaterra têm a melhor estrutura turística e acesso mais fácil a partir da capital.
40.
Resposta: Marajoaras. Explicação: Os Marajoaras ou cultura do Marajó foram uma sociedade que floresceu na Ilha de Marajó ou Rio Amazonas na Era pré-colombiana.
A ILHA DO MARAJÓ A ilha do Marajó foi habitada, muito antes da chegada dos portugueses, entre os anos 400 e 1.
O arquipélago do Marajó é um território gigante cercado de belezas naturais e habitado por um povo acolhedor. Considerada a maior ilha fluvial do mundo, a região fica no extremo norte do Pará, banhada pela foz do rio Amazonas e pelo oceano Atlântico.
O nome da Ilha, segundo a teoria mais aceita, tem origem no vocábulo “Mibaraió”, que em Tupi significa “anteparo do mar” ou “tapamar”.
Páginas na categoria "Movimentos de luta profissional"