Principais tipos de vasos
Vaso ou jarra é uma peça em forma de jarro que é utilizado para decorar salas, recepções, corredores ou ainda para decorar espaços abertos, como escadas ou jardins. ... Vasos, assim como as urnas decorativas, foram conhecidos e usados pelos gregos.
Jeremias observava o controle que o oleiro tinha sobre o barro. Não importava o fracasso de Israel, Deus tinha o controle sobre o seu destino, pois os moldaria como ele quisesse. Como vaso na mão do oleiro assim Judá seria transformado para honra e louvor.
Os vasos gregos são conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar, entre outras coisas, água, vinho, azeite e mantimentos.
Significado de Vaso substantivo masculino Recipiente côncavo, para líquidos, sólidos, flores etc. Navio de grandes proporções, geralmente de guerra. O mesmo que urinol. [Anatomia] Canal em que circula o sangue ou a linfa.
Aumento do calibre de um vaso sanguíneo, nomeadamente das arteríolas com consequente aumento da irrigação local.
Quando o corpo está em um meio com a temperatura muito baixa, provoca a contração dos vasos sanguíneos, ou vasoconstrição, resposta mediada pelo sistema nervoso. Em seguida, ocorre o processo de dilatação dos vasos, ou vasodilatação.
Na verdade, os vasodilatadores são substâncias que promovem a dilatação dos vasos sanguíneos, ou seja, aumentam o diâmetro do nosso vaso, melhorando o fluxo de sangue neles e, consequentemente, facilitando o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos.
Em períodos muito quentes, os vasos costumam se dilatar para ajudar a equilibrar a temperatura corporal. Assim, a resistência que eles exercem sobre o sangue diminui, junto com a pressão.
Embora as atividades físicas e uma dieta equilibrada ajudem muito no processo de vascularização, contar com o uso de suplementos que auxiliam na potencialização dos resultados é imprescindível. Entre esses suplementos, estão a L-Arginina e a L-Citrulina, que aumentam os níveis de óxido nítrico no organismo.
Redução do calibre de um vaso, com consequente diminuição da irrigação da região afetada.
Um shunt pulmonar é uma condição fisiológica que resulta quando os alvéolos do pulmão são perfundidos normalmente com sangue, mas a ventilação (o fornecimento de ar) falha em suprir a região perfundida.
A vasoconstrição periférica tem como objetivo desviar o sangue de órgãos não prioritários para a circulação central, de forma manter a perfusão sanguínea de partes vitais como o cérebro e o coração.
Hemostasia é a resposta fisiológica normal do corpo para a prevenção e interrupção de sangramento e hemorragias. A Hemostasia resulta no bloqueio de qualquer lesão vascular. De maneira geral, a Hemostasia garante a fluidez do sangue e a integridade dos vasos sanguíneos.
Hemostasia é um conjunto de manobras manuais ou instrumentais para deter ou prevenir uma hemorragia ou impedir a circulação de sangue em determinado local em um período de tempo.
A hemostasia tem início a partir do momento que ocorre lesão no vaso sanguíneo. Como resposta à lesão, acontece a vasoconstrição do vaso lesionado com o objetivo de diminuir o fluxo sanguíneo local e, assim, evitar a hemorragia ou a trombose.
A fibrinólise é o processo através do qual um coágulo de fibrina (produto da coagulação do sangue) é destruído. A fibrina é degradada pela plasmina levando à produção de fragmentos circulantes que são depois destruídas por outras proteínas ou pelos rins e fígado.
Quais são as funções da fibrinólise ? O sistema fibrinolítico faz a destruição dos coágulos intravasculares ou intracardíacos sem, no entanto, provocar hemorragias através da dissolução dos coágulos hemostáticos.
A formação do coágulo de fibrina envolve complexas interações entre proteases plasmáticas e seus cofatores, que culminam na gênese da enzima trombina (ou fator II ativado), que por proteólise converte o fibrinogênio solúvel em fibrina insolúvel.
Atualmente, existem vários agentes fibrinolíticos disponíveis para uso clínico: estreptoquinase(SK), anisteplase (APSAC), uroquinase de dupla cadeia (tcu-PA), uroquinase de cadeia única (scu-PA), alteplase(t-PA), e seus derivados: reteplase (r-PA) e tenecteplase(TNK- tPA).
diltiazem, fluvoxamina, fluoxetina, nefazodona, sertralina, omeprazol ou ácido acetilsalicílico; medicamentos do tipo anticoagulantes, antiagregantes ou trombolíticos (usados para evitar a formação de coágulos ou trombos nos vasos sanguíneos).