Destes quatro períodos, o período clássico foi o período em que a escultura grega estava no auge....
Considerado um dos escultores mais importantes da Grécia Antiga, foi o criador das duas estátuas mais famosas da Antiguidade: “Athena” (438 a.C.) e “Zeus” (456 a.C.). “Athena” foi muito copiada e ainda hoje é possível vislumbrar uma delas no Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
Esculturas famosas para apreciar
As pessoas que realizavam as atividades de criação de esculturas eram tidos como escultores e profissionais de ofício na Idade Antiga e até mesmo durante as outras, sendo que a criação de esculturas era um ponto comum e muito valorizado entre as diversas civilizações desde a antiguidade clássica.
Resposta. Eram animais e homens, geralmente em guerra, luta, caça, etc. Isso pq eram as unicas coisas que eles conseguiam fazer e para lembrar de algo novo, esquisito ou diferente no caminho, eles retratavam atraves de esculturas e pinturas.
A escultura na Pré-História foi associada à magia e à religião. No período paleolítico, o objetivo era moldar animais e figuras humanas, geralmente femininas. O tema preferido era a mulher. ... Os escultores mais famosos foram Miron e Fídias...
Resposta. deuses, heróis ou o seu cotidiano, pois os inspiravam a desenhar sobre o que eles gostavam, que no caso eram deuses, heróis ou mostrar em forma de desenho seu cotidiano.
Os antigos egípcios criaram pinturas para fazer da vida pós-morte um lugar agradável. Os temas incluíam a jornada para o outro mundo ou divindades protetoras que apresentavam o morto para os deuses do pós-morte.
A arte rupestre objetivava criar uma espécie de magia e informação para os moradores de cavernas. Com os desenhos rupestres, os homens e mulheres primitivos visavam o sucesso na caça. No período da pré-história ser nômade era a forma de vida mais comum.
Chamada de Arte Rupestre os homens desse período utilizavam resíduos vegetais, sangue, carvão, argila, terra ou excrementos humanos, para fazer impressões nas pedras, seja figuras (humanas e animais), relevos ou desenhos abstratos (riscos, símbolos, etc.).
Resposta. Resposta: No neolítico, além das pinturas de animais na rocha, também são registrados a vida cotidiana dos habitantes, a figura humana passou a ser o tema principal. Além disso, os traços das figuras representadas, com frequência, sugeriam movimento e agilidade como a representação de pessoas dançando.
Que os temas da arte paleolítica foquem, acima de tudo, elementos do seu meio-ambiente (como o reino animal, principalmente o alvo da sua caça – manadas de renas das planícies e vales) surge assim como uma consequência lógica.
Não tendo técnicas agrícolas desenvolvidas, os homens do paleolítico se deslocavam constantemente em busca de regiões que oferecessem melhores condições de vida. Conhecido como nomadismo, esse tipo de vida foi típico do paleolítico e continuou a existir mesmo com a descoberta das primeiras técnicas de plantio.
O nomadismo foi uma das principais características do homem do paleolítico que caminhava grande parte de sua vida em busca de abrigo e comida. ... Sem dúvida, a maior descoberta realizada nesse período foi o fogo, afinal com ele os homens podiam cozinhar seus alimentos, se aquecerem e ainda afugentar os animais perigosos.
O homem era nômade no período paleolítico porque eles ainda não se dedicavam a agricultura. Os homens do período paleolítico eram definidos como caçadores-coletores. Por isso eles viviam se mudando de uma região para a outra.
Nessa época, os homens viviam em cavernas e sobreviviam com a prática da caça, da pesca e da coleta de frutos. As suas vestimentas eram feitas da pele de animais e serviam como proteção contra as baixas temperaturas do planeta.
1- No paleolítico , eles faziam controle da produção do fogo, pela busca incessante de alimentos e ocupavam a entrada da caverna ou abrigos de rochas, inclinaçoes formadas pela erosão nos arenitos. 2- A caça pois é a partir das primeiras espécies que começam a se adaptar ao meio em que vivem.
Verificado por especialistas O domínio sobre o fogo foi a descoberta mais importante do paleolítico, envolvendo o controle do mesmo, tal como o modo de produzi-lo, mantê-lo, calcular a quantidade de calor e o material combustível necessários, além das formas para apagá-lo.