Por isso, é importante realizar visitas regulares a um especialista para verificar o andamento da saúde.
Introdução a doenças reumáticas autoimunes
Controlar a resposta imunológica exagerada Quando a resposta imunológica for excessiva, será necessário corrigir com medicamentos específicos, como corticosteróides e imunossupressores. No entanto, é importante alertar que essas medicações devem ser usadas com cautela, já que podem desencadear efeitos secundários.
Os tratamentos das doenças autoimunes buscam levar a três objetivos principais: atenuar os sintomas da doença, controlar o processo autoimune e recuperar o funcionamento normal do sistema imunológico. Para cada doença há um método e medicamentos específicos para o tratamento.
Existe mais de uma centena de doenças reumáticas. As mais comuns são osteoartrite, também conhecida como artrose, fibromialgia, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática, artrite reumatoide e outras patologias que acometem a coluna vertebral.
Já a artrite reumatoide é uma doença autoimune que se caracteriza por inflamação que pode provocar também pequenas deformidades nas mãos. Como o sistema imunológico está envolvido no aparecimento da doença, de acordo com as características genéticas do indivíduo, sua intensidade varia para mais ou para menos.
A febre reumática, chamada popularmente de reumatismo no sangue, é uma doença que pode acometer as articulações, mas o seu quadro mais grave é o acometimento das válvulas cardíacas, motivo pelo qual essa doença é habitualmente tratada pelo cardiologista (leia: FEBRE REUMÁTICA – Sintomas e Tratamento).
Nas primeiras , predomina o processo de desgaste das articulações como a principal causadora das dores, enquanto que nas artrites o componente inflamatório (calor, inchaço e vermelhidão) destaca-se como determinante da dor articular.
Não é possível diagnosticar fibromialgia com uma radiografia ou exame de sangue. O médico identifica a doença pelos sintomas relatados e por um exame físico, que identifica os pontos dolorosos no corpo.