O Sorbitol é encontrado em diversas frutas, como : peras, maçãs, cerejas etc. A forma mais comum de obtenção do sorbitol é através da hidrogenação da glicose derivada do amido ou da sacarose.
Você já conhece os benefícios do eritritol para sua alimentação? Adoçante feito a partir da fermentação de frutas e vegetais, o eritritol possui de 60% a 70% da capacidade de adoçar do açúcar, além de outros efeitos positivos, como zero índice glicêmico e baixa absorção pelo corpo.
Sorbitol 70% é um líquido xaroposo, límpido e incolor, miscível em água, glicerol 85% e propilenoglicol. É um produto fracamente solúvel em água, tomando um aspecto viscoso, superior ao da glicerina.
"Zero Cal" é a marca do adoçante e não a composição. Tem "Zero Cal" de sucralose, de ciclamato de sódio com sacarina sódica, de stévia com sucralose, de aspartame. ... O de Stévia (100%) é uma boa opção (custo x benefício).
Aspartame: O que é e Faz mal? O aspartame é um tipo de adoçante artificial que faz mal especialmente a pessoas com uma doença genética chamada fenilcetonúria, pois ele contém o aminoácido fenilalanina, composto proibido nos casos de fenilcetonúria.
A marca Zero Cal corresponde ao adoçante sucralose. Embora os dados de segurança sobre a substância sejam de modo geral tranquilizadores, pesquisas recentes em animais suspeitam que a sucralose pode eventualmente ter impacto sobre a flora intestinal e teoricamente interferir no risco futuro de desenvolver diabetes.
“Para o paciente com diabetes, os melhores adoçantes são os não calóricos: sucralose, sacarina, ciclamato de sódio, aspartame, acessulfame de potássio e estévia“, afirma a endocrinologista Gabriella Rivelli Ramos.
Diabéticos podem consumir adoçantes à vontade. Entre os não calóricos, estão disponíveis a sacarina, o ciclamato, a sucralose, a stévia e o acessulfame de potássio. Qualquer um deles é adequado para os diabéticos. Já os adoçantes calóricos são a frutose, a sacarose ou açúcar e o mel.
O adoçante é indicado para pessoas diabéticas, com pré-diabetes ou que precisam emagrecer, desde que com recomendação de um médico ou nutricionista. Cinco gotas do produto equivalem, em geral, a uma colher de chá de açúcar. E um sachê corresponde a duas colheres de chá de açúcar.
Ingestão diária aceitável: 40mg/Kg/dia, ou seja, 10 gotas por Kg de peso ou 100 copos de refrigerante zero/dia para uma pessoa de 70Kg.
Cada 4 gotas equivalem ao poder adoçante de 1 colher (de chá) de açúcar.