Assim, afirma-se que a limpeza rigorosa é condição básica para qualquer processo de desinfeção ou esterilização. “É possível limpar sem esterilizar, mas não é possível garantir a esterilização sem limpar”.
é por exatamente como a pergunta difere uns são críticos e os outros não são tao críticos assim, não são dados a tanta importância para esterilização como é um processo tão demorado comparado ao processo de desinfecção e as bactérias que ficam nos semicríticos não são tão resistentes que acabam saindo com álcool 70 ...
Diversos fatores físicos e químicos influenciam nos processos de desinfecção e esterilização, sendo os mais importantes à temperatura, o pH, a umidade relativa e a dureza da água.
É processo que vem logo em seguida da limpeza e é comumente confundindo com desinfecção. A descontaminação, nada mais é do que a continuação da limpeza, visa tornar mais seguro o manuseio dos objetos, diminuindo o risco de contaminação. É um processo conhecido como uma ação preventiva de biossegurança.
Tornar os materiais médico-cirúrgicos seguros para manuseio e com pequena carga microbiana, são as principais metas da descontaminação prévia, pois quanto menor o número de microrganismos presentes no material a ser processado por desinfecção e/ou esterilização, melhor será o resultado final destes processos e isso ...