As amidas são muito empregadas na síntese de polímeros como é o exemplo dos náilons, que são poliamidas encadeadas e também os poliuretanos. Também são empregadas como herbicidas, repelente de insetos e medicamentos.
Para que Servem os Ésteres? Os ésteres possuem cheiro e aroma agradáveis, daí decorre a sua principal aplicação. Eles são substâncias flavorizantes, ou seja, são utilizados para aromatizar artificialmente coisas como balinhas, sucos e xaropes.
Em termos gerais, a reação de saponificação ocorre quando um éster em solução aquosa de base inorgânica origina um sal orgânico e álcool. A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão.
Uma vez determinado o título alcoométrico a 15ºC, procede-se à diluição do etanol com água purificada. A glicerina é adicionada à fase alcoólica, antes da mistura com água. A concentração de glicerina nas formulações é de até 2% (v/v), e a concentração sugerida pela Farmacopeia Brasileira é de 1,45% (v/v).
Como obter o álcool 70%?
O álcool etílico ou etanol pode ser obtido a partir de vegetais ricos em açúcar, como a cana-de-açúcar, a beterraba e as frutas do amido, extrato da mandioca, do arroz e do milho, e da celulose extraída da matéria principalmente dos eucaliptos. A maior parte do álcool produzido é obtida através da cana-de-açúcar.
Copos de álcool de 96;, água quente e até gelatina são ingredientes divulgados para a preparação, mas essas misturas caseiras são ilegais e podem causar irritação na pele, queimaduras e incêndio, segundo o Conselho Federal de Química (CFQ).
De maneira geral, o processo de fabricação do álcool em gel é relativamente simples. Basta misturar as matérias primas, que são: álcool, água e espessante. Embora pareça muito simples, pode-se errar facilmente no cálculo e você terá um álcool em gel que não estará na proporção recomendada de 70%.
O Etanol pode ser produzido a partir de vegetais e cereais como por exemplo a cana-de-açúcar, beterraba, milho, trigo e a mandioca, sendo por isso considerado um combustível renovável. No Brasil se baseia na cana-de-açúcar, que leva vantagem por ser mais produtivo.
O processo que utiliza essas matérias-primas é chamado de fermentação, porém há mais duas maneiras de fazer álcool, que consiste em reações químicas controladas em laboratório.