Sim, o cheque administrativo pode ser endossado, ou seja, o beneficiário poderá transferir a posse e os direitos do crédito para uma terceira pessoa, identificando a ação no próprio documento. Para isso, basta assinar o verso da folha e indicar o nome do novo beneficiário.
Um cheque administrativo deve ser depositado. Como é um cheque nominativo, nele constam as informações do beneficiário como também a conta bancária. Estas informações garantem que o pagamento seja realizado a pessoa correta, sendo então um documento seguro para quem recebe e para que oferece.
Com o cheque administrativo, os riscos para o emissor e para o beneficiário são praticamente anulados. Menos risco, só com TED ou DOC, mas estes podem exigir do emissor uma mudança dos limites de transações diárias junto ao gerente do banco.
O cheque administrativo pode ser pedido diretamente no caixa ou com o gerente da sua agência bancária....Como solicitar o cheque administrativo?
Para sacar um cheque: É necessário comparecer ao guichê do caixa da agência informada no cheque, portando documento de identificação com foto. Se houver a indicação de beneficiário no cheque (cheque nominal), apenas ele poderá fazer o saque ou terá que endossar (colocar o nome de quem receberá o cheque e assinar).
Pode ser recebido em dinheiro diretamente na agência em que o emitente mantém conta. Ou pode ser depositado em outra agência, para ser compensado e creditado na conta do beneficiário. Ao emitir um cheque, lembre-se de que ele poderá ser descontado imediatamente.
Basta levar um documento de identidade com foto e o cheque ao caixa do banco no qual o cheque foi emitido e você poderá descontar o cheque. Lembre-se de que muitos bancos cobram uma taxa de processamento, que pode custar R$ 30 ou mais. O banco também tentará convencê-lo a abrir uma conta.
Como proceder Use o envelope azul para depositar cheques e o amarelo para dinheiro. Feche o envelope, preencha os dados e deposite no caixa eletrônico. O valor é depositado na conta corrente ou poupança do titular da conta.
O depósito de cheques pelo celular está disponível somente em conta-corrente de sua titularidade. Pelo celular, não é possível efetuar depósito de cheques em conta de terceiros. Os depósitos têm limites máximos de R$ 10 mil, por cheque.
Depósito de Cheque pelo Celular
Recebeu um cheque e não tem tempo de ir ao banco para depositá-lo na conta? Basta baixar um aplicativo, capturar a imagem pelo celular, enviar o arquivo ao banco, e esperar algumas horas até a compensação. Depois, guarde o cheque como recibo ou lembrança da transação.
Como fazer depósito de cheque pelo app Itaú?
Basta clicar na opção “exibir filtros” e selecionar “Dispensadores de Cheques”. Depois, é só ir até o DEC e retirar a folha de cheque avulsa, que sai na hora, desbloqueada e pronta para uso.
Qual o prazo para liberação de um depósito de cheque ou dinheiro? O cheque que é depositado dentro do horário de atendimento da agência fica bloqueado no dia do depósito + 1 dia útil. E se tiver algum feriado na cidade de origem do cheque ou um feriado nacional, tem mais 1 dia útil de bloqueio.
6 – Como Cruzar o Cheque Itaú Recomenda-se fazer duas linhas paralelas no canto superior esquerdo para quem deseja que o cheque seja pago por meio de depósito em conta. Quando o cheque está cruzado, não há a opção de sacar na boca do caixa.