O início da história do teatro no Brasil tem como referência as exibições teatrais idealizadas por padres jesuítas durante o século XVI. Um nome de grande importância para a origem do teatro brasileiro foi o padre José de Anchieta (1534-1597), considerado o primeiro dramaturgo do país.
Essa forma de arte, fundamentada na performance, é realizada por um ator ou um conjunto de atores em um palco ou algo semelhante, em que é interpretada uma história ficcional ou não, com o auxílio de técnicos e auxiliares, sob a orientação de um diretor que encena a obra escrita por um dramaturgo.
A história do teatro no Brasil surgiu no século XVI, quando o Brasil se tornou colônia de Portugal, tendo como objetivo catequizar os índios. ... Dessa forma, a teatralização teve início como instrumento pedagógico, sendo, o principal objetivo, educar religiosamente os índios.
O teatro de rua caracteriza-se pela utilização do corpo e da voz pelos atores de forma a construir esteticamente no espaço aberto. Pode ser realizado em qualquer espaço público aberto e comumente, abordam temas sócio-políticos ou apresentam relação com as artes circenses.
Teatro de rua é uma modalidade teatral em que as atrizes e os atores utilizam seu corpo e sua voz a serviço da construção estética no espaço aberto. ... Tais espaços se diferenciam dos locais fechados principalmente pela presença de um público que não foi convidado a ver o teatro, apenas o encontrou no seu cotidiano.
Um circo (do latim circus, "circunferência") é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros.
Os cricos na década de 90 começaram a se modernizar tendo em vista muitos fatos corridos durante as décadas anteriores. Os trabalho com fogo, por exemplo, passaram a ser menos utilizados já que houve acidentes de grandes proporções na década de 50.
Segundo Soares (1998) as Atividades Circenses se relacionam com a ginástica geral, no entanto, como apresenta Duprat e Bortoleto (2007) o grande diferencial das Atividades Circenses é o seu caráter lúdico, logo os alunos podem adquirir conhecimentos sobre essa cultura e desenvolvimento motor, com descontração e ...
De acordo com Duprat, Calça e Bortoleto (2007), as atividades circenses podem ser divididas, conforme o critério das ações motoras gerais envolvidas, em acrobacias, manipulações, equilíbrios e encenações.
Neste sentido, as práticas circenses podem ser as mais variadas possíveis, das quais serão destacadas as de características aéreas, acrobáticas, malabarísticas e de equilíbrio, e são essas características que fazem essa arte tão especial, cada educador pode adequar-se as suas necessidades de momento, de sua turma de ...
Os tipos de acrobacias que pertencem às atividades circenses são: solo, artes corporais e manipulação de objetos.
A Ginástica circense envolve atividades de malabares; tecido; trapézio; acrobacias; trampolim.
Trata-se de um trabalho artístico desenvolvido na área da Interpretação Teatral a partir da transposição de técnicas circenses para a criação de uma dramaturgia da atriz.
Ponto, linha, superfície, luz e sombra, cor e volume, são os elementos plásticos que formam tudo aquilo que tocamos ou vemos. Eles formam o vocabulário básico do artista e conhecê-los é poder aguçar a percepção e compreensão da obra criada.
O circo tradicional é aquele bem tradicional, onde havia a presença de animais em meio aos espetáculos, a grande lona colorida e as barraquinhas vendendo comes e bebes para o público e também oferecendo brincadeiras.
Verificado por especialistas O circo tradicional é caracterizado por ser uma organização nômade e seus artistas são acrobatas, contorcionistas, balanceadores, escapistas, mágicos, malabaristas, mimos, monociclistas, palhaços, marionetistas, trapezistas, ventríloquos, e animais selvagens domesticados.
Atualmente, a arte circense pode ser dividida em três principais ramificações: tradicional, que é a visão mais romântica do circo, constituída por famílias que há várias gerações vivem sob a lona; o novo circo, que esta inovando a linguagem dessa arte, inserindo elementos teatrais e multimídia, buscando uma concepção ...