“A compostagem ajuda a diminuir o volume do lixo que vai para os aterros, além de fornecer ótimos nutrientes para o solo e as plantas, com qualidade melhor que a dos adubos industrializados”, explica Eduardo. ... Se identificar algum cheiro ruim, veja se está revolvendo corretamente os resíduos e colocando água suficiente.
O resultado final da compostagem é o composto orgânico, que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A técnica da compostagem é desenvolvida com a finalidade de ace- lerar com qualidade a estabilização da matéria orgânica.
O processo geral de compostagem pode ser dividido em três fases: mesofílica, termofílica e de maturação.
Para que o adubo fique pronto, é necessário um trabalho de 4 meses, se feito com micro-organismos. Caso seja realizado a compostagem com minhocas, é necessário um tempo de 3 meses até o produto final.
Compostagem é o processo de decomposição biológica da matéria orgânica contida em resíduos animais ou vegetais.
Listamos 5 passos simples para você começar a fazer compostagem doméstica:
O primeiro passo é forrar o fundo da caixa superior com folhas secas e pequenos galhos ou serragem. Esta primeira camada vai funcionar como dreno para a composteira. Em seguida deve-se colocar a terra com as minhocas e logo acima os resíduos orgânicos.
1 - Separe três caixas plásticas escuras, sendo uma com tampa, para compor os andares da sua composteira. 2 - Reúna cerca de 100 minhocas. 3 - Empilhe as três caixas. 4 - Faça pequenos furos nos dois primeiros andares para o resíduo orgânico diluído cair e as minhocas se movimentarem.
Comece o processo
Basta depositar galhos, frutos, flores e folhas molhadas, que caem das árvores por causa das chuvas em um recipiente, que pode ser um balde, para que comece o processo de compostagem, ou seja, a decomposição da matéria orgânica que libera o chorume.
O ideal é que haja duas composteiras por casa. Quando uma delas estiver com o Balde 2 totalmente cheio, acrescentar uma camada de 5 cm de matéria seca e deixar descansar por 30 dias, obtendo-se um composto escuro e sem cheiro, pronto para ser usado nas plantas, misturado à terra na proporção de 3 kg por metro quadrado.
Como fazer:
PASSO A PASSO
Como fazer compostagem caseira líquida O método mais simples é colocar um saco de musselina de compostagem orgânica num regador com água por 2 ou 3 dias. Em seguida, remover com cuidado o saco com o conteúdo e usar a mistura para alimentar as plantas.
A proporção é sempre 2:1, ou seja, duas partes de material úmido (restos de alimentos) pra uma parte de material seco (serragem, por exemplo). Para acelerar o processo de decomposição, são coladas minhocas nesta segunda caixa. A terceira caixa, também digestora, será utilizada quando a segunda estiver cheia.
Coloque o material orgânico e não espalhe muito. Va concentrando em um cantinho até encher o espaço. Sempre cubra muito bem com folhas secas ou serragem (é esse o segredo para o cheiro ruim não aparecer). Regue de vez em quando se fizer muito calor ou bater muito sol, porque a mistura pode esquentar e secar.
Para fazer a compostagem no sítio ou na fazenda, você vai precisar de um compartimento para segurar unida e protegida do sol a pilha do composto que você irá construir. Poderá ser um cercado feito com madeira reciclada (paletes) ou tela de galinheiro, para formar um tubo cilíndrico.
Composteira com garrafa pet
Para montar a sua mini composteira doméstica você vai precisar de:
Pra usar a composteira você vai colocar restos de alimentos, cascas etc aos poucos. Não espalhe tudo, vá colocando em cantinhos e concentrando o lixo. Cubra muito bem com folhas secas e serragem. Não aperte e comprima, deixe a mistura respirar!
Quando a primeira caixa encher, coloque-a no meio do sistema, e suba a caixa que estava no meio para receber os próximos resíduos orgânicos. Esta caixa também deve ser preenchida em pelo menos 1 mês.
O sistema da composteira não pode receber água e calor, pois irá acarretar em fermentação e gerar gases como metano entre outros, e esses gases irão exalar o mau cheiro. Essa exposição à chuva e ao sol irá causar também desequilíbrio no pH do sistema da composteira.
Para utilizá-lo como fertilizante de solo, é preciso dissolver cada parte de chorume em dez partes de água. Para utilizá-lo como pesticida natural, dissolva chorume em água na proporção de meio a meio e borrife nas folhas dos vegetais no final da tarde, para não haver queimadura de sol nas plantas.
Sua Composteira Doméstica deve ficar em um local arejado e sombreado. O calor em excesso compromete o bem estar e a vida das minhocas, além de acelerar o processo de decomposição e causar desequilíbrio. Inicialmente, coloque os resíduos orgânicos em cima do local onde as minhocas se encontram.