Para que serve a terapia larval? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A terapia larval trata-se de um tipo de bioterapia, na qual são utilizadas larvas vivas de moscas necrobiontófagas descontaminadas, em tecidos humanos ou animais lesionados, visando limpar seletivamente apenas o tecido necrótico da lesão.
Como funciona terapia larval?
Essa técnica consiste num tipo de desbridamento biológico, cuja limpeza do leito da ferida é feita por larvas de moscas, que são seletivas ao tecido necrosado. Apesar dos benefícios cientificamente comprovados e de ser uma técnica de uso milenar, no Brasil, apenas o Rio Grande do Norte realiza esse procedimento.
Que tipos de moscas são utilizadas na terapia larval?
As larvas de mosca utilizadas em terapia larval pertencem à família Calliphoridae, sendo a espécie Lucilia sericata a mais utilizada para esse fim (SHERMAN, 2000; GALINDO, 2009), e apesar de estar presente no Brasil, não é encontrada em todos os estados, e por isso não é a mais indicada para essa prática no país.
Qual o gênero de larvas utilizadas para o tratamento de feridas?
Trata-se da terapia larval ou larvoterapia, que, como o nome sugere, é o uso de larvas, no caso de moscas, para a cicatrização de ferimentos que resistem à cicatrização.
Como limpar ferida com larvas?
A forma mais eficiente de se tratar as bicheiras é através da remoção de todas as larvas que se encontram na lesão. Para tanto, devem ser cortados os pelos ao redor da ferida e a área deve ser lavada com água limpa e sabão de coco. A seguir, aplica-se um produto para matar as larvas e facilitar sua remoção.
O que é Miiase em humanos?
É uma infecção de pele causada pela presença de larvas de moscas.
O que é desbridar ferimento?
O desbridamento é um método de extração de corpos estranhos e tecidos desvitalizados ou necróticos cujo objetivo é a limpeza, proporcionando as condições ideais para a cicatrização.