Sendo a quinta maior lua do sistema solar. O nome Lua tem origem do latim, Luna, e foi usado para indicar o satélite natural da Terra, pois a princípio era a única lua conhecida. Apenas em 1610, Galileo Galilei descobriu que existiam outras luas no sistema solar.
A Terra possui apenas um satélite natural, a Lua. Conforme informações da União Astronômica Internacional (IAU), existem mais de 160 Luas no sistema solar. A Lua do planeta Terra tem diâmetro de aproximadamente 3.
Lua
Lista
Júpiter
Júpiter
Saturno
Marte
Até ao desembarque do Homem na Lua, eram conhecidas duas em Marte, cinco em Júpiter, nove em Saturno, cinco em Urano e duas em Neptuno.
Netuno pertence a uma classe de planetas com cinturão de asteróides — Júpiter, Saturno e Urano também compartilham dessa mesma classificação. Com uma superfície única e diferente da Terra, Netuno acumula massivas quantidades de gás, como hidrogênio, hélio, e outros.
Saturno
No total o nosso sistema solar possui mais de 200 satélites naturais. As mais interessantes são as que conseguiram tomar um formato esférico sobre influência de sua própria força gravitacional, como a lua da Terra (1), e as de Júpiter (4), Saturno (7), Urano (5), Netuno (1) e Plutão (1).
Conforme a Lua se desloca em torno da Terra durante o mês, ela apresenta quatro aspectos diferentes, que são as fases da Lua. De acordo com a luminosidade, a Lua pode ser classificada em: cheia, minguante, nova ou crescente. Esse fenômeno ocorre em razão do ângulo em que observamos a face da Lua iluminada pelo Sol.
Vénus não possui satélites naturais, embora o asteroide 2002 VE68 atualmente mantenha uma relação de quasi-satélite com ele. No século XVII, o astrônomo Giovanni Cassini informou ter visto uma lua orbitando Vénus, a qual foi chamada Neith, uma deusa egípcia.
Caronte
As Luas de Netuno As 13 luas de Netuno são nomeadas após vários deuses do mar e ninfas na mitologia grega. Uma última foi descoberta em 2013 pelas observações da sonda Voyager 2 e ainda é aguardado o reconhecimento. Esse corpo celeste orbita em um dos anéis de Netuno.
Caronte
Assim como Saturno, Urano possui um sistema de anéis, além de 27 luas que orbitam o planeta em torno de seu equador — de modo que elas também pareçam estar "tombadas" e "balançando".
Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar e, assim como Saturno, possui anéis em sua estrutura. ... A atmosfera desse planeta é composta por hidrogênio, hélio e metano; o núcleo é formado por rochas de gelo; também possui uma camada pastosa de metano solidificado.
Urano se diferencia dos outros planetas do Sistema Solar por ter o eixo de rotação muito inclinado. ... Quer saber porque Urano é azul? Por causa do gás metano, presente em sua atmosfera! O metano absorve toda a luz vinda do Sol e reflete a azul!
Em ordem de distância a Netuno, os satélites regulares são Náiade, Talassa, Despina, Galateia, Larissa, Hipocampo e Proteu. Hipocampo é o menor satélite de todo o sistema netuniano, enquanto Proteu é o segundo maior.
Sabe-se que Netuno possui 14 satélites naturais, os principais, além de Tritão, São Proteu e Nereida. Conhecido como um gigante de gelo, Netuno apresenta uma atmosfera com extensa profundidade.
Até o momento, foram identificados 13 satélites naturais (Luas) desse planeta, sendo que os dois mais importantes são Tristão e Nereida. A distância média de Netuno em relação ao Sol é de aproximadamente 4,5 bilhões de quilômetros, fato que influencia diretamente na temperatura local: 200 graus Celsius negativos.
Netuno ou Neptuno (AO 1990: Netuno ou Neptuno) é o oitavo planeta do Sistema Solar, o último a partir do Sol desde a reclassificação de Plutão para a categoria de planeta anão, em 2006.
Quem deu nome aos planetas?