O hebraico assemelha-se fortemente ao aramaico e, embora menos, ao árabe e seus diversos dialetos, partilhando muitas características linguísticas com eles. O hebraico também mudou. A diferença entre o hebraico de hoje e o de há 3 000 anos é que o antigo era um abjad ou seja, não possuía vogais para formar sílabas.
Na verdade, possivelmente Jesus era um poliglota. Devia ter noções de grego, porque esse povo deixou marcas na região na época da ocupação dos macedônios, e de latim, o idioma dos conquistadores romanos. Mas, no dia a dia, ele falava aramaico mesmo, que era a língua do povo judeu.
Aramaico é uma língua semítica pertencente à família linguística afro-asiática. O nome da língua é baseado no nome de Aram, uma antiga região do centro da Síria. ... A escrita aramaica foi amplamente adotada por outras línguas, sendo assim, ancestral do alfabeto árabe e hebraico moderno.
Como judeu que era, ele tinha um nome aramaico (o aramaico, derivado do hebraico, era a língua falada pelos judeus do século I da nossa era): Yehoshua (ou Yeshua) ben Youssef, isto é, Josué, filho de José. Mas Jesus também era conhecido como Jesus de Nazaré, ou Jesus o Nazareno, em razão de sua cidade de origem.
YHWH (Yaohou) é o nome do Supremo, Aquele que fez os céus, a terra e as fontes das águas, Yaohou + shua é o nome do Messias, shua significa salvação. Confirma em Atos 4:12 “12E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.”
Jesus: significa “Javé é salvação” ou “Jeová é salvação”. É uma versão do grego “Iesous”, que é uma adaptação do hebraico “Yeshu'a”.
Jesus: Significa "Javé é salvação" ou "Jeová é salvação". O acróstico "IXOYE", por exemplo, teve origem a partir das iniciais das palavras gregas para "Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador". ... São suas variantes: Jesuíno, em português antigo; Jésua, em francês, e Iesus, em latim.
Iesus
“A palavra JE em latim significa TERRA, e a palavra SUS significa PORCO. Isto significa que JESUS em latim se traduz em PORCO DE TERRA. Em grego, Jesus é Iesous, pronunciado 'hey-soos', e esse som pode ser encontrado nos escritos hebraicos.
Depois do cativeiro, porém, este nome ganhou uma forma contraída, que é “Yeshua” (יֵשׁוַּע). É possível constatar isso no texto hebraico de Neemias 8:17, por exemplo. Ou seja, “Jesus” e “Josué”, assim como “Jesua” (Ne 3:19) são o mesmo nome no contexto bíblico original hebraico!
A Genealogia de Jesus está relatada em dois dos quatro Evangelhos, Mateus e Lucas. Estes relatos são substancialmente diferentes. ... Divide então a genealogia de Jesus em três grupos de catorze gerações: de Abraão até Davi, de Davi até o cativeiro babilônico, ocorrido em 586 a.C., e do exílio judaico até Jesus.
No começo da Dispensarão, colocamos sua duração de 1656 anos. Vamos dividi-la: Adão viveu 930 anos e Noé, 950 anos; entre a morte de Adão e o nascimento de Noé, temos 126 anos. Do Dilúvio a Abraão, 427 anos e Noé viveu 600 anos antes do castigo divino e 350 anos após.
De acordo com Gênesis 10, Noé teve três filhos: Sem, antepassado dos povos do Médio; Cam, antepassado dos povos do sul; Jafé, antepassado dos povos do norte.
Quando há a referência de Jesus como “o Filho de Davi” se está referindo a sua condição humana como descendente de Davi e herdeiro da promessa de Davi: “Acerca de seu Filho, que, humanamente, nasceu da descendência de Davi” (Romanos 1.
Nos próximos capítulos de "Amor de mãe", Álvaro (Irandhir Santos) descobrirá um segredo de Benjamin (Guilherme Hamacek), o filho de Davi (Vladimir Brichta). O empresário, que está hospedando Benjamin em sua casa, certo dia vai flagrá-lo recebendo a visita de um rapaz e entregando uma encomenda.
Jesus na corte de Herodes é um episódio da vida de Jesus relatado apenas em Lucas 23:7-12. Após ter sido julgado pelo Sinédrio, Jesus é enviado para o governador romano Pôncio Pilatos que, ao saber que ele era galileu, entendeu que o caso estaria sob a jurisdição de Herodes Antipas.
Jessé
Jessé
Obed
David ou Davi, filho de Jessé, o efrateu, do clã de Perez nasceu em Belém (ca. 1 040 a.C.), e foi o segundo rei sobre todo o Reino Unificado de Israel, após a morte de Isboset, sucessor de Saul, filho de Quis, com a capital em Jerusalém.
Betsabá viveu uma tórrida história de amor com o rei Davi e foi decisiva para o coroamento de seu filho, Salomão. Ela foi uma das mulheres mais gostosas e mais poderosas do Velho Testamento.
Samuel unge Davi como o novo rei de Israel.
Jerusalém