O ágar é um solidificante que é usado no preparo dos meios de cultura, que quando adicionado a um caldo nutriente (mistura de nutrientes específicos necessários para o cultivo de um determinado microrganismo), forma um meio de cultura.
“A cultura de fungos é feita em laboratório. O exame é rápido, indolor e muito simples. Consiste na raspagem de parte da região afetada para análise. A partir do resultado é que o médico conclui o diagnóstico e define o tratamento, que pode incluir medicamentos orais e tópicos, de acordo com a gravidade da lesão.
Fungo isolado em meio de cultura. - Leveduras isoladas em ágar Sabouraud glicosado. - Podem ser utilizadas colônias de um isolamento primário de 18 a 24 horas. Se necessário, faz-se uma subcultura das leveduras isoladas incubadas por 24 a 72 horas antes de submeter os microrganismos à identificação automatizada.
- O exame é útil no diagnóstico das infecções causadas por fungos ou leveduras, permitindo o isolamento e a identificação de agentes causadores de micoses superficiais ou sistêmicas, tais como dermatófitos, Histoplasma capsulatum, Aspergillus spp, Candida spp, Cryptococcus neoformans, Paracoccidioides brasiliensis e ...
Material de Coleta: Raspado de lesões de pele, unhas, pêlos, secreções de feridas, escarro, lavado brônquico, sangue (heparina), líquor,líquidos corporais, punção de linfonodos, biópsia de lesões.
Como é feito? Por meio de fricção ou corte, são recolhidos minúsculos fragmentos da pele, dos fios de cabelos ou do material das unhas. O material é analisado em laboratório em busca de fungos que possam prejudicar o organismo. Preparo: o paciente não deve estar usando antimicóticos tópicos.
Procedimento. O exame é indolor para o paciente. O médico realiza um raspado da lesão da pele ou retira material da unha afetada e faz uma análise detalhada das células destas regiões, com o auxílio de um microscópio.
Instruções de coleta
A identificação laboratorial deste grupo de fungos é feita principalmente através do exame micológico direto (EMD) e do exame cultural. Esses exames são solicitados simultaneamente na prática clínica, talvez como uma tentativa de aumentar a possibilidade de detectar o agente etiológico.
A infecção no sangue corresponde à presença de microrganismos no sangue, principalmente fungos e bactérias, o que leva ao surgimento de alguns sintomas como febre alta, diminuição da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e náuseas, por exemplo.