A resposta é que, enquanto todo o povo de Israel estava com medo por causa dos inimigos e faziam fortificações no alto dos montes, covas e cavernas e se escondiam (Juízes 6:2), Gideão estava do lado de fora malhando o trigo para o por a salvo dos midianitas. ... Deus escolheu a Gideão porque viu nele um Espírito diferente.
Seu nome quer dizer destruidor ou guerreiro poderoso, e ele fez justiça aos dois significados. Depois de 4 décadas de paz proporcionadas pelas vitórias da juíza Débora, os israelitas se afastaram de Deus.
Profeta
Joash
O que diferencia os hebreus dos midianitas é o monoteísmo. Enquanto os hebreus acham que adorar outros deuses é um sacrilégio, os midianitas acreditam no deus de Israel e em outros.
O nome atual já estava definido quando os hebreus a conquistaram dos jebuseus, que ali se tinham estabelecido. Deveria soar então algo como URUSALIMUM, que significava “Fundação de Salem”, que era o nome de um deus ugarítico. Por semelhança com o Hebraico, há outras explicações quanto ao nome de agora.
É o seguinte, Gideão pediu uma prova de que Deus estava com ele e de que livraria Israel por suas mãos, então ele propôs colocar um velo de lã na eira e, pela manhã, somente o velo deveria estar molhado de orvalho e em volta a terra estaria seca.
Pessoa que habitava a antiga cidade de Gibeão; É uma palavra bíblica usada para designar os habitantes que ocupavam um lugar importante entre os povos que possuíam a terra de Canaã antes de ser conquistada pelos israelitas.
GABAON – Cidade da Palestina, ao norte de Jerusalém; entre os gabaonitas, foi guardada a Arca da Aliança, durante a construção do templo. Significa “lugar elevado”. HIRAM – Filho de um tírio e de uma mulher da tribo de Neftali. ... HIRAM-ABI – O mesmo que ADONHIRAM.
Os gibeonitas eram os habitantes da cidade de Gibeão ou Gibeom. A região era habitada pelo Heveus nos tempos de Josué. Gibeom era uma das 17 cidades cananeias destinadas para destruição. Gibeão foi líder de um grupo de quatro cidades dos Heveus na época da conquista de Josué.
Uma fome que durou três anos atingiu Israel durante a primeira metade do reinado de Davi em Jerusalém. Esta calamidade foi acreditada ter acontecido por causa de "Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas". ... Os gibeonitas os condenaram à morte, e penduraram seus corpos no santuário em Gibeá.
Os Ferezeus ou Perizeus (em hebraico: והפרזי) são um grupo de pessoas mencionado diversas vezes na bíblia como tendo habitado em Canaã antes da chegada dos Judeus.
Os hititas são mencionados na Bíblia em diversas passagens, com algumas traduções da Bíblia usando a denominação heteus. São listados no livro de Gênesis 10,15 (a tabela das nações) como a segunda das doze nações cananeias, descendentes de Hete (חת ḤT no alfabeto hebraico de consoantes).
Hete é, segundo Gênesis 10:15, o segundo filho de Canaã, que é filho de Cam, filho de Noé. Hete é antepassado dos Hititas, segunda das doze nações cananitas que descenderam dos seus filhos, que habitaram perto de Hebrom (Gênesis 23:3 e 7). Hete siginifica, provavelmente, "terror", "medo". ...
Cananeus ou canaanitas (em hebraico: כנענים, transl. ... Eram os habitantes da antiga terra de Canaã, situado no Oriente Médio, correspondendo aproximadamente ao território de Israel nos dias de hoje..
Nessa fase, quatro eram os povos que habitavam Canaã: os cananeus, os israeli- tas, os moabitas e os amonitas. Como inva- sores, somente os israelitas.
Segundo os pesquisadores, a estrutura era composta por dois grandes muros, com a intenção de proteger Jericó.