Se realmente for preciso, você pode levar para o Enem o seu celular. Porém, não poderá usá-lo durante as provas. Para evitar fraudes e outros incidentes, a organização é rígida: antes de você entrar à sala, deverá desligar o aparelho, tirar a bateria e guardá-lo em uma embalagem que será fornecida pelo fiscal de sala.
Além de precisar apresentar um documento oficial original com foto e de ter uma caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, quem não estiver de máscara não poderá fazer a prova.
O Enem não permite que você leve para as provas qualquer outro material que não seja a caneta preta. Então ficam de fora lápis, lapiseira, régua, borracha, apontador. Todos esses itens são proibidos.
Neurologista explica que os medicamentos mais conhecidos pelos estudantes devem ser usados apenas sob recomendação médica, e que não há segredo para se relaxar e manter a concentração: uma boa noite de sono é o principal. São quatro horas de meia de exame no primeiro dia e cinco horas e meia no segundo.
Tradicionalmente, nos editais do Enem, não existe proibição a respeito de levar para o local da prova bolsas, sacolas ou até mesmo mochilas. Vale observar que você provavelmente não terá acesso imediato à sua bolsa durante o exame.