As crianças com fenilcetonúria são normais ao nascimento, mas não conseguem desenvolver o sistema neurológico se não forem tratadas adequadamente. A lesão resultante do acúmulo de fenilalanina acarreta retardo mental grave, convulsões e hiperatividade.
Quando a pessoa ingere alimentos ricos nesse aminoácido, este começa a acumular na corrente sanguínea e passa a ser tóxica, interferindo no desenvolvimento e maturação do sistema nervoso e produzindo lesões irreversíveis a nível neurológico, como retardo mental e microcefalia.
A fenilalanina é um aminoácido encontrado em muitos alimentos e usado pelo organismo para produzir proteínas e outras moléculas importantes. Ela tem sido estudada como um tratamento para várias condições médicas, como depressão, dor e distúrbios da pele, mas é perigosa para aqueles com um distúrbio genético específico.
A fenilalanina é um aminoácido essencial e deve ser consumida através da dieta. Devido às suas funções no organismo a fenilalanina tem sido empregada para o alivio da dor, especialmente a dor de costas, dores menstruais, enxaqueca, dores musculares, artrite reumatoide e osteoartrite.
A Metionina é um remédio usado para tratar problemas no fígado, pois ela atua como desintoxicante do fígado. Além disso, este remédio pode ser usado também como antídoto em caso de intoxicação com paracetamol.