Pela técnica artesanal, a carne é aberta em mantas finas, de mais ou menos 4 cm, salgadas com sal refinado e deixada para secar por três dias. O resultado é uma carne marrom-acinzentada, avermelhada por dentro, com sabor e aroma característicos do processo de cura.
A carne de sol é untada com sal e gordura e como o nome já diz, é colocada no sol para secar; O charque é a carne salgada e secada ao sol por mais tempo com o objetivo de mantê-la própria ao consumo por mais tempo.
MODO DE PREPARO /// Charque: cubra o fundo de um pote de plástico raso com sal grosso. Após, coloque a carne cortada em postas de 3cm (aproximadamente) distribuídas no pote, deixando um espaço entre elas. /// Cubra com sal grosso em abundância. Após, repita a camada de carne e sal.
MÉTODO URGENTE
Atualmente, segundo encontrado no estado da técnica, o processo de industrialização do charque constituem-se em 9 etapas, que são: 1 - recebimento e estocagem de matérias primas em câmara fria; 2 - desossa; 3 - manteação; 4 - salga úmida; 5 - salga seca e ressalga; 6 - tombagem; 7 - lavagem prévia; 8- - secagem; e 9 - ...
O charque de hoje é feito com carne bovina, principalmente de vitela ou carne jovem, de cortes menos nobres, como acém ou músculo.
A principal diferença é que a carne-seca, como o nome dá a entender, é mais seca que a carne-de-sol. E também mais salgada. ... O processo de secagem da carne-seca (também chamada de charque ou jabá) inclui – veja só – uma etapa em que as mantas de carne são estendidas ao sol.
Modo de Preparo
Salga a seco Cubra a área onde a carne ficará com uma camada de sal de 1 cm. O local deve estar levemente inclinado para derramar os sucos de carne durante a salga. Os pedaços de carne são empilhados separadas umas das outras por camadas de sal marinho grosso.
Comece deixando a carne-seca de molho na água por, no mínimo, 5 horas. Não se esqueça de ir trocando a água de hora em hora, para que ela dessalgue mais rapidamente. Quando esse processo terminar, corte a carne em pequenos cubos e coloque na panela de pressão. Cubra toda a carne com água e ligue o fogo.
Corte 400 gramas de carne de sol em pedaços de aproximadamente cinco centímetros, coloque na panela de pressão e cubra com água, dois dedos acima da carne. Leve ao fogo. Assim que começar a pressão, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente.
- no processador: coloque os cubos em porções fracionadas. Vá apertando a tecla "PULSAR" em cada porção que você fizer; - no liquidificador: mesmo processo. Separe em porções e vá apertando a tecla "PULSAR" em cada porção até tudo estar desfiada - quanto mais você pulsar, menor ficará.
A receita tradicional para dessalgar a carne seca orienta limpar a carne, colocar de molho em um recipiente com água fria e cobrir com plástico filme. A água deve ser trocada a cada quatro horas por um período de 12 horas. Após isso, descarte a água.
2- Método “urgente”
A dupla açúcar e vinagre vai te salvar O processo aqui é bem simples também. A combinação de 1 colher (sopa) de açúcar + 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, quando adicionada ao prato salgado, podem trazer de volta a sua comida saborosa e sem aquele exagero de sal.
Acrescentar folhas de couve Para utilizá-las, basta acrescentar algumas folhas de couve e cozinhá-las por alguns minutos juntos com o alimento. Após desligar o fogo, deixe ainda as folhas por alguns minutos dentro da panela, isso fará com as folhas de couve absorvam o máximo de sal possível.
Para dessalgar: água quente ou água gelada Um deles é com água quente. Para dessalgar com água quente é preciso colocar a carne numa panela e cobri-la com água. Após 10 minutos fervendo, é preciso jogar essa água fora e repetir o processo duas vezes.