EQST

Porque A Conta Do Ativo Devedora?

Porque a conta do ativo devedora? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Porque a conta do ativo é devedora?

Ativo e despesa têm natureza devedora, ou seja, os saldos das respectivas contas são considerados "positivos" quando são devedores. As contas tornam-se mais positivas quando recebem aplicação (e portanto débito) de recursos. Passivo, receita e capital têm natureza credora, e a explicação é simétrica.

Quais são as contas retificadoras do ativo?

As contas retificadoras do ATIVO são classificadas assim, pois possuem saldo credor (+) são elas:

  • Provisões do Ativo;
  • Duplicatas Descontadas;
  • Depreciação Acumulada;
  • Amortização Acumulada;
  • Exaustão Acumulada;
  • Deságio a Amortizar (na aquisição de investimentos).

Qual a natureza da conta Caixa?

Caixa - Conta de Natureza devedora destinada a registrar a movimentação dos recursos, representados por bens numerários, em espécie ou em cheque, portanto jamais deverá ficar credora, se por acaso isto ocorrer deverá ser analisada, localizar o fato e reclassica-lo.

Qual a natureza dá conta de receita?

As contas contábeis podem possuir natureza devedora ou credora. As contas de Ativo e Despesas possuem natureza devedora; representam a aplicação dos recursos. as contas de passivo, patrimônio líquido e receitas possuem natureza credora; evidenciam a origem dos recursos.

O que seria duplicatas?

O que é Duplicata? A duplicata é uma espécie de título de crédito que comprova um contrato de compra e venda. Esse título faz o vínculo entre um saque e um crédito decorrente de contrato de compra e venda ou de prestação de serviços.

O que são duplicatas mercantis?

A duplicata mercantil, ou duplicata, é uma forma de título de crédito que permite adquirir bens e serviços para pagamento feito a prazo. É um documento que permite comprovar que a transação foi feita e que existe o crédito.