1 - Entorse 2 - Fratura 3 - Luxação 4 - Distensão ( ) Lesão em que há uma distensão dos ligamentos, mas não há deslocamento completo dos ossos da articulação. ( ) Lesão nos músculos ou seus tendões geralmente causada por hiperextensão ou por contrações violentas. Em casos graves pode haver ruptura do tendão.
A fratura de Le Fort I (ou de Guérin) é transversa na maxila, acima do nível dos dentes; Le Fort II abrange fraturas da maxila, região nasoetmoidal e piramidal; Le Fort III refere-se a uma disjunção craniofacial óssea e ligamentar.
Inchaço ou deformação; Formação de uma área arroxeada; Sons de crepitação ao movimentar ou incapacidade de movimentar o membro; Encurtamento do membro afetado.
Souza e Barros (2000) afirmam que, para se observarem as fraturas do complexo zigomático, são utilizadas as radiografias de Water e Hirtz.
Fraturas são lesões que causam rompimento ou trincamento de um osso. Elas podem ser fechadas, quando o osso não é exposto, ou abertas, quando há rompimento da pele.
Fratura Múltipla – rompimento de mais de um osso, ou do mesmo osso mas em lugares diferentes.