Hidropisia, também conhecida como barriga d'água, é uma infecção aguda e grave. Trata-se de uma síndrome onde os peixes ficam com a barriga extremamente inchada, devido ao acúmulo de água e outros fluidos, isso em razão da falência gradativa dos rins.
Manter o animal em quarentena, alimentação rica em vitamina A e D, água com boa aeração e sal especial para lagos auxiliam o tratamento. A queda da temperatura da água pode ser utilizada também como auxiliar do tratamento.
Como hidropsia é caracterizado pelo inchaço e eriçamento de escamas, sempre será tarde demais. Para aliviar a dor do animal, banho de SALAMARGO é recomendado pois força ele a perder fluídos, porém isso é paliativo e a eutanásia humana é altamente recomendada, infelizmente, para poupar sofrimento ao animal.
Um bom tratamento para o olho inchado (Pop Eye) é feito com o Alcon Bacter (1 cápsula p/ cada 12,5L) usado em associação com o Metronidazol (400mg p/ cada 50L). A aplicação deve ser feita a cada 2 dias e se repetir depois de TPA de 30%. Aconselha-se reaplicar os remédios até que os sintomas sumam.
Indicamos no máximo 0,5 gramas de sal por litro de água por dia. Isso ajuda os peixe, plantas e bactérias nitrificantes a gradualmente se adaptarem. Quanto menor for o acréscimo do sal, menor a diferença do choque osmótico. Em caso de tratamento de doenças pode-se acrescentar 1 grama de sal por litro de água por dia.
Sintomas: o peixe aparece com alguma região coberta por um algodão branco. Tratamento: trocar 50% da água do aquário imediatamente, e depois 20% por dia até resolver o problema. Usar fungicida e bactericida na dosagem recomendada.
A doença do algodão em peixes é caracterizada por manchas brancas espalhadas pelo corpo. Elas se assemelham a algodão e são causadas pelo fungo Saprolegnia sp. Assim que essas manchas forem notadas, o animal deve ser encaminhado para o médico-veterinário.
Esta doença é causada pelo protozoário Oodinium pilullaris. Para resolver este problema, sugiro a utilização do medicamento Labcon Íctio associado ao Labcon Aqualife, seguindo as recomendações da bula. Os peixes em tratamento devem ser alimentados com Alcon Guard Thymus e Alcon Guard Herbal.
Dosagem: Aplique o produto diretamente na água, na proporção de 1 gota para cada 2 L de água. Repita as aplicações a cada 48 horas, até regressão dos sintomas. Em caso de associação com parasiticidas, como Labcon Ictio, aplicar 1 gota para cada 4 L de água.
Combate fungos e auxilia no tratamento de parasitoses que acometem os peixes de água doce. Labcon Aqualife normalmente muda a coloração da água, em aproximadamente 48 h após o termino do tratamento a água retorna a sua coloração normal.
Dosagem: Aplique o produto na proporção de 1 cápsulas para cada 12,5 L de água. Repita as aplicações a cada 24 horas durante 5 dias, preferencialmente após rápida sifonagem de fundo e troca parcial de água. Caso seja necessário novo tratamento, garanta um intervalo mínimo de 15 dias entre os tratamentos.
No geral, o tratamento deve ser feito com 2 gramas de sal por litro de água. É preciso lembrar que a adição de sal deve ser gradual, ainda mais se for uma grande quantidade. Aumente no máximo 2 gramas de sal por litro de água por dia!
Para prevenir o problema, “não introduza peixes infectados, não deixe o aquário sem iluminação e não deixe ocorrer quedas bruscas na temperatura da água”, recomenda a Dra. Erika Hayashi.
O ideal é colocar o peixe em um novo aquário já ciclado e ir reduzindo a salinidade diariamente (5 a 10 gramas por litro), por um período de 20 a 30 dias, até atingir 1010 no densímetro ou 30 ppt., quando atingir estes níveis deixar o peixe lá apenas 1 semana, que será o suficiente para curar o Ictio e eliminar o ...
Sabe-se que a maioria das cepas de Ictio não consegue se reproduzir a uma temperatura acima de 29°C. Se você optar por usar isso como um tratamento, você precisa aumentar não mais do que 1-2 graus a cada 2 horas e manter essa temperatura por cerca de 10 dias. Não interrompa o tratamento quando os pontos desaparecerem.
Equilíbrio metabólico; Combate a toxidez por nitrito; Auxilia na eliminação de algas filamentosas; Controle e tratamento de infecções fungicidas (ectodérmicas);...Uso do sal em lagos ornamentais para tratamento dos peixes.