Conhecimento filosófico é o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio lógico em busca do saber. ... Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.
O conhecimento empírico, que também é conhecido como conhecimento vulgar ou senso comum, é o conhecimento sem qualquer base de pesquisa teórica. ... Um bom exemplo é a afirmação “leite com manga faz mal”, isso é um conhecimento empírico, apenas reproduzindo uma afirmação passada de geração para geração.
Conhecimento científico é a informação e o saber que parte do princípio das análises dos fatos reais e cientificamente comprovados. este deve ser baseado em observações e experimentações, que servem para atestar a veracidade ou falsidade de determinada teoria. exemplos : 1) As vacinas que imunizam contra doenças.
O conhecimento científico é um saber disciplinado que se alcança por meio de critérios como a observação, a experimentação e a crítica. Logo, a ciência é uma especialidade de pensamento – ela só é produzida a partir de pesquisas feitas por cientistas treinados.
Exemplos de senso comum São valores sociais, crenças, experiências e vivências passadas de geração em geração criando, assim, a verdade popular.
O conhecimento teológico ou religioso é aquele baseado nos estudos da religião. ... Dentre alguns exemplos de conhecimento religioso, podemos citar a vinda de Jesus Cristo dentre os homens. Para os católicos, Jesus é filho de Deus. Ele veio a Terra cumprir sua missão e espalhar o amor.
Conhecimento religioso (também chamado de conhecimento teológico) é todo conhecimento baseado em doutrinas sagradas ou divinas. O conhecimento religioso é sustentado pela fé religiosa, ou seja, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais.
Diferentemente da ciência, o conhecimento popular é intuitivo, espontâneo, com forte inclinação para erros, pois não é estudado, analisado e comprovado, por exemplo: quando olhamos para o céu e afirmamos que irá chover, não se teve estudo algum em relação a esta afirmação, mas se sabe que provavelmente choverá, pelo ...
Conhecimento religioso é a crença dos fenômenos obtida de forma divina ou sobrenatural, onde as provas são baseadas nas crenças e na fé, portanto não podem ser submetidas ou refutadas pela análise científica.
O conhecimento religioso ou teológico é aquele que põe deus acima de tudo. É um conhecimento baseado no criacionismo. não é algo que pode ser comprovado cientificamente. Quem tem esse conhecimento geralmente atribui a criação das coisas por uma obra divina (deuses).
Baseado em fundamentos inquestionáveis e dogmas imutáveis, o conhecimento religioso tem por objetivo explicar a origem, o significado, a finalidade e o destino do mundo, mas, assim como o senso comum, é constituído por evidências não verificadas.
O conhecimento religioso implica na crença de verdades obtidas de forma divina ou sobrenatural, e desta forma são geralmente infalíveis e cujas evidências, sendo geralmente relegadas a fé ou crença pessoal. Assim conhecimento religioso se baseia em dogmas que não podem ser refutadas nem submetidas á analise científica.
O conhecimento religioso possui como fundamento alguns dogmas. Os dogmas são verdades indubitáveis (não se pode duvidar) reforçadas pela crença. O conhecimento filosófico possui a dúvida como método.
Significado de Dogma substantivo masculino [Religião] Ponto fundamental ou mais importante de uma doutrina religiosa que se apresenta como algo indiscutível ou inquestionável. [Por Extensão] Causa delimitada; opinião estabelecida, firmada ou inquestionável; preceito.
O que é Dogma: Pontos inquestionáveis, uma verdade absoluta que deve ser ensinada com autoridade. ... São exemplos de dogmas a Existência de Deus e da Santíssima Trindade, Jesus Cristo é Filho Natural de Deus, a Virgindade e Assunção de Maria, entre outros.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa 1 Teol Ponto ou princípio fundamental de uma doutrina religiosa, apresentado como verdade inquestionável e que, como tal, deve ser aceito por aqueles que a professam. 2 por ext Qualquer doutrina (religiosa, política, filosófica etc.)
Um dogma é uma verdade revelada sobre a Fé Absoluta, Os dogmas têm estas características porque os católicos romanos confiam que um dogma é uma verdade que está contida, implícita ou explicitamente, na imutável Revelação divina ou que tem com ela uma "conexão necessária".
A Igreja Católica, como parte do Cristianismo, acredita no monoteísmo, que é a crença na existência de um único Deus. Para os católicos, Deus é o criador de todas as coisas e consegue intervir na História, sendo alguns dos seus atributos divinos mais importantes a onipotência, a onipresença e onisciência.
Filos Doutrina filosófica e religiosa que admite a existência de Deus, rejeitando qualquer espécie de dogma ou de religião organizada.
São princípios básicos em que se condensa a Doutrina Social da Igreja: 1) A dignidade da pessoa humana, como criatura à imagem de Deus e a igual dignidade de todas as pessoas; 2) respeito à vida humana, 3) princípio de associação, 4) princípio da participação, 5) princípio da solidariedade, 6) princípio da ...
Notas
A fonte da Doutrina Social da Igreja tem duas vertentes: a lei natural, que é a capacidade do homem compreender a racionalidade do mundo, e a revelação, ou seja, Deus que se revela ao homem.
A partir da sua fundação, a igreja é vista como um local de auxílio material aos seus membros mais necessitados. ... Infelizmente, a grande maioria das igrejas, e cristãos individualmente, demonstra preocupação social por meio da oração pelos problemas sociais que afligem o mundo.