Resposta: Porque o logaritmos é um instrumento que facilita o cálculo aritmético,permitindo se que efetuassem com maior rapidez, operações complicadas. ... Em consequência disso, é preciso que seu ensino se adapte a essa nova realidade.
Para calcular um logaritmo, temos que procurar um número que, quando elevamos a base, resulte no logaritmando. Pegando como exemplo o logaritmo de 36 na base 6 do exemplo anterior, devemos encontrar um número que, quando elevamos a base 6, resulte em 36. Como 62 = 36, sendo a resposta 2.
No nosso dia a dia, os logaritmos são utilizados em cálculos de juros compostos em um investimento, por exemplo. Além disso, pode ser aplicado para estimar a taxa de crescimento populacional de determinada cidade. Assim como, equações logaritmicas são aplicadas para estudar o comportamento e o crescimento de bactérias.
Para construir e interpretar um gráfico de função logarítmica, basta atribuirmos valores a X e calcularmos seu valor em Y, marcando no plano cartesiano os pontos que constituem este gráfico. Vamos ver por meio de um exemplo como se dá essa construção.
A radiciação é a operação inversa da potenciação - e pode ser interpretada como conseqüência de uma potenciação em que não conhecemos o valor da base.
O inverso de um número é a troca do numerador pelo denominador e vice-versa, desde que essa fração ou número seja diferente de zero. Em um número complexo acontece da mesma forma: um número complexo para ter seu inverso é preciso ser não nulo, por exemplo: ... Veja o cálculo do inverso do número complexo z = 1 – 4i.
Resposta. O inverso da raiz de 2 é a própria raiz de 2 dividida por 2. Obs: Racionalize a raiz de 2, multiplicando tanto o numerador como o denominador por raiz de 2.