Os hidrocarbonetos têm enorme importância no dia a dia, pois são os principais formadores do petróleo, gás natural, carvão mineral e diversas matérias-primas utilizadas pela indústria na produção de plásticos, velas, etc.
Hidrocarbonetos são moléculas que contêm apenas carbono (C) e hidrogênio (H) em sua composição. São constituídos de um “esqueleto” de carbono no qual os átomos de hidrogênio se ligam. Constituem esta função os alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos, moléculas aromáticas, etc.
Os hidrocarbonetos têm enorme importância no dia a dia, pois são os principais formadores do petróleo, gás natural, carvão mineral e diversas matérias-primas utilizadas pela indústria na produção de plásticos, velas, etc.
Os álcoois (função álcool) são compostos que apresentam como grupo funcional a hidroxila (‒OH), ligados a carbonos saturados, em sua estrutura. ... Os álcoois podem ser considerados ácidos fracos pois, como o oxigênio é muito eletronegativo, atrai os elétrons da ligação para si e deixa o hidrogênio com caráter ácido.
Hidrocarboneto: Conheça alguns Hidrocarbonetos famosos
Todos são importantes fontes de combustível. Hidrocarbonetos são de grande importância econômica porque constituem a maioria dos combustíveis minerais (carvão, petróleo,gás natural, etc.) e biocombustíveis como o plásticos, ceras, solventes e óleos.
Esses compostos são um dos mais utilizados por nós em nosso cotidiano, vamos citar alguns:
Os alcenos ou alquenos são hidrocarbonetos de cadeia aberta que possuem uma ligação dupla entre dois carbonos de sua cadeia. ... Esses compostos são mais reativos que os alcanos, pois a ligação pi (da dupla ligação) é mais fácil de ser rompida, realizando principalmente reações de adição.
As principais características dos alcenos são:
Alcenos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente dupla (C═C) entre seus átomos de carbono. O número de átomos de hidrogênio é o dobro do número de átomos de carbono. Em relação aos alcanos, a formação da dupla ligação “retira” dois átomos de hidrogênio.
Preparação de polietileno, que é um dos plásticos mais importantes na indústria, usado na confecção de sacos e garrafas plásticas, brinquedos, etc. Na produção da borracha sintética, corantes, tecidos sintéticos e, até mesmo, explosivos são obtidos através de alcenos.
Um nosso dia-a-dia podemos encontrar esse composto nas embalagens plásticas, borracha e tecidos sintéticos, corantes e até mesmo em explosivos. O etileno também é usado como anestésico em procedimentos cirúrgicos, além de funcionar acelerador de amadurecimento em frutas.
Os alcinos são hidrocarbonetos que possuem tripla ligação entre átomos de carbono. ... Aplicação dos alcinos: O acetileno, também conhecido como etino, é usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.
Os hidrocarbonetos do tipo alcenos possuem como principais características: fácil solubilidade em solvente orgânicos, como benzeno, álcool e éter, é insolúvel em água, são compostos mais reativos que os alcanos, são incolores e o ponto de fusão e ponto de ebulição são maiores do que os dos alcanos, que possuem o mesmo ...
Os alcadienos, também chamados de dienos, referem-se a um grupo de hidrocarbonetos que possui cadeia alifática e duas ligações duplas entre carbonos. Os alcadienos ou dienos são hidrocarbonetos (formados somente por átomos de hidrogênio e carbono) de cadeia aberta que possuem duas duplas ligações entre carbonos.
Os alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples e cadeias abertas, ou seja, são saturados e acíclicos. Os alcanos são responsáveis por formar o petróleo e o gás natural. ... Eles também são importantes combustíveis como o gás de cozinha e a gasolina.
Os cicloalcanos ou ciclanos são hidrocarbonetos cíclicos saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de hidrogênio e carbono, de cadeia fechada e com apenas ligações simples.
Os ciclanos, também denominados cicloalcanos ou cicloparafinas, são hidrocarbonetos cíclicos. Representam o composto que resulta da retirada de dois átomos de hidrogênio e dois de carbono de um alcano para formar um ciclo. ... Suas propriedades são semelhantes às dos alcanos.
Resposta. Ciclanos: É um hidrocarboneto de cadeia fechada e saturada. Ciclenos: É um hidrocarboneto de cadeia fechada e insaturada. Aromáticos: Possuem um ou mais anéis aromáticos de cadeia fechada, possuindo ligações simples e duplas entre carbonos.
Os ciclanos são também chamados de cicloalcanos, de cicloparafinas e, ainda, de hidrocarbonetos naftênicos.
Também conhecidos como cicloalcanos ou cicloparafinas, os ciclanos são hidrocarbonetos cíclicos que contêm apenas ligações simples em sua cadeia carbônica, representados pela fórmula geral CnH2n.
Sua fórmula geral é: CnH2n. Os cicloalcanos possuem ainda mais dois nomes, que são: cicloparafinas e hidrocarbonetos naftênicos, porque são encontrados em parafinas e no petróleo à base de naftênica.
Abaixo temos a estrutura de um cicloalcano denominado adamantano.
Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.
Os cicloalcanos são compostos de cadeia fechada formados somente por átomos de carbono e hidrogênio e que apresentam apenas ligações simples. Por exemplo, se n é igual 3, a fórmula molecular é C3H6 e sua fórmula estrutural é: ... Não pare agora...
Os hidrocarbonetos podem ser classificados de acordo com suas cadeias carbônicas: Saturados: com ligações covalentes simples. Insaturados: com ligações covalentes duplas ou triplas. Aromáticos: com ao menos um anel benzênico.