Um ponto estacionário a ∈ S é um ponto de sela se, para todo r > 0, existem x,y ∈ B(a;r) tais que f(x) < f(a) < f(y), ou seja, ∀r > 0,∃x,y ∈ B(a;r) : f(x) < f(a) < y.
Se o vértice será ponto de máximo ou de mínimo, basta analisar a concavidade da parábola: Se a < 0, a parábola possui ponto de máximo. Se a > 0, a parábola possui ponto de mínimo.
O extremo local de uma função diferenciável pode ser encontrada através do teorema de Fermat, em que encontra os pontos críticos. Um modo é distinguir aonde o ponto critico é máximo local ou mínimo local usando o teste da primeira derivada, ou o teste de várias derivadas, dando uma suficiente diferenciabilidade.
O lucro dado é representado por uma função do 2º grau, seu gráfico possui concavidade voltada para baixo ou valor máximo. Para determinarmos o preço de venda do sapato, no intuito de obter o lucro máximo, basta calcular o valor do vértice x da parábola, dado por Xv = – (b/2a).
Determinando o ponto de inflexão. Avalie a terceira derivada da função. A regra básica para identificar um possível ponto de inflexão é "se a terceira derivada de uma função for diferente de zero, ou seja, f′′′(x) ≠ 0, então o possível ponto de inflexão é de fato um ponto de inflexão".
Em cálculo diferencial, um ponto de inflexão ou simplesmente inflexão, é um ponto sobre uma curva na qual a curvatura (a derivada de segunda ordem) troca o sinal. A curva muda de ter curvatura côncava para cima (positiva) para concavidade para baixo (curvatura negativa), ou vice-versa.
Pontos de inflexão são pontos onde a função muda de concavidade, ou seja, de ser "côncava para cima" para ser "côncava para baixo" ou vice-versa. Eles podem ser encontrados determinando onde a derivada de segunda ordem muda de sinal.
São decisões especiais. Decisões que têm o poder de mudar o rumo do roteiro de nossa vida. A elas eu dou o nome de Ponto de Inflexão. É um conceito da matemática, mas que usaremos para ilustrar perfeitamente momentos de nossa vida que podem tomar direções opostas a depender de nossas escolhas."
Significado de Inflexão substantivo feminino Ação ou efeito de inflectir (formar curva); dobra. Alteração da direção e/ou da localização normal; desvio. Tipo de entonação ou mudança de pronúncia ao dizer alguma coisa; tom: através da inflexão, percebe-se seu sarcásmo.
Características
substantivo feminino Ação ou efeito de inflectir (formar curva); dobra. Alteração da direção e/ou da localização normal; desvio. Tipo de entonação ou mudança de pronúncia ao dizer alguma coisa; tom: através da inflexão, percebe-se seu sarcásmo.
1 Ato ou efeito de inflectir(-se); curva, dobra, flexão. 2 Fon , Ling Modulação ou mudança de tom de voz ou acento ao pronunciar palavra, frase etc.; entonação: “Aurélia replicou dando à sua voz inflexão triste e repassada de sentimento” ( SEN ) .
Na gramática, flexão ou inflexão é a modificação de uma palavra para expressar diferentes categorias gramaticais, como modo, tempo, voz, aspecto, pessoa, número, gênero e caso. A conjugação é a flexão dos verbos; a declinação é a flexão de substantivos, adjetivos e pronomes.
Do verbo flexionar. 1. Dobrar algo ou se dobrar.
verbo transitivo direto, bitransitivo e pronominal Fazer fricção; esfregar ou roçar uma coisa em outra, causando atrito entre elas: friccionar o medicamento na ferida; a pele se friccionou com o tratamento.
Significado de Conjugar verbo transitivo direto e pronominal [Gramática] Conjugar um verbo, enunciá-lo em todas as suas flexões, formas verbais, em todos os modos, pessoas e números: conjugar um verbo; o verbo se conjugou.
Conjugação do verbo flexionar
O substantivo pode se flexionar em gênero (feminino/masculino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo). Não pare agora... São substantivos femininos as palavras que tem anteposição do artigo “a”: a gata, a mulher, a pessoa, a criança. ...
Pertencem ao gênero masculino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo o ou um. Exemplos: o quarto, um médico. Pertencem ao gênero feminino todos os substantivos em que é possível antepor o artigo a ou uma. Exemplos: a sala, uma médica.
Os substantivos comuns são as palavras que designam os seres da mesma espécie de forma genérica: Exemplos: pessoa, gente, país.