O metronidazol é um antimicrobiano eficaz no tratamento de infecções por bactérias anaeróbicas e alguns protozoários; também é indicado para o controle da microbiota intestinal em pacientes com encefalopatia hepática. A dose recomendada para cães varia de 7,5 mg/kg a cada 8 - 12 horas até 50 mg/kg, uma vez ao dia.
Metronidazol Derivado do nitroimidazol, o antibiótico Metronidazol age no combate a protozoários como entamoebas, trichomonas e balantídium, além de atuar sobre bactérias Gram-Positiva e Gram-Negativas.
O tratamento é feito com medicamentos corticoides e dilatadores das vias brônquicas. De acordo com a severidade do quadro, pode ser necessária terapia com oxigênio e uso de antibióticos, se houver infecção simultânea ou pneumonia secundária. Em casos graves o gato pode necessitar de internação.
Por exemplo, pode deixar a água quente correr mantendo a porta e janela do banheiro fechadas, assim você terá bastante vapor no banheiro e o seu gato poderá respirar o vapor por uns 15 minutos, isso ajudará a mover e expulsar mucos. Nesse momento, é importante que você não deixe o seu gato sozinho no banheiro.
Dependendo da avaliação, pode ser indicado o uso de antitérmicos e colírios. É importante também manter desobstruídas as vias respiratórias do animal, usando solução fisiológica para realizar a limpeza. Em casos mais graves, pode ser necessário internar o felino, para que ele seja submetido à fluidoterapia.
Espirros em gatos também podem estar ligados a rinite e sinusite. Além de roncos e respiração com boca aberta, o gato espirrando com secreção é muito comum. O gato com catarro no nariz pode significar mais do que apenas uma gripe. Se ele apresenta dificuldade de inalação, também é um sinal de alerta.
Transmitida por meio do contato do gato com outros bichanos, a doença não é passada do felino para outros animais nem para humanos, e também não há razões para que os donos de pets se preocupem em passar um resfriado para os animais, já que os felinos também não são acometidos pelos vírus que adoecem os seres humanos.
Utilize um umidificador de ar Se você possuir um umidificador de ar, utilize-o para ajudar a desentupir o nariz de seu cão ou gato. Colocar o animal no banheiro enquanto alguém estiver tomando banho quente também poderá ajudar bastante, já que o vapor tem o poder de desobstruir as vias nasais.
Novidade na Fórmula Animal, o interferon estimula o sistema imune dos pacientes, sendo utilizado no tratamento do vírus da leucemia felina (FeLV) e vírus da imunodeficiência felina (FIV).
Alguns remédios caseiros para gato com tosse e rouquidão incluem: Óleos à base de plantas, como a Plantago lanceolata, também podem ser utilizados para aliviar a tosse em gatos acalmando a irritação na garganta e restante trato respiratório superior.
Infecção viral Os vírus que mais provocam infecções respiratórias nos bichanos são o herpes felino e o calicivírus. Essas infecções causam espirros constantes nos peludos, além de febre e tosse. São contagiosas, sendo transmitidas de gato em gato e, se não forem tratadas a tempo, podem causar uma pneumonia no gatinho!২৬ মার্চ, ২০২০
Uma alergia alimentar, exposição à fumaça do tabaco, um vírus, uma bactéria... As causas que levam o seu gato a espirrar podem ser várias. Assim como os seres humanos, os gatos espirram quando algo irrita o seu nariz. Se acontecer ocasionalmente, você não tem que se preocupar.
Gato gripado: como identificar os sintomas?
Quando partículas como poeira, pólen, ácaros, vírus e bactérias irritam o nariz ou a garganta, ocorre o espirro. Quando o espirro se manifesta em excesso, é sinal de que há um quadro alérgico.
O maior risco, portanto, é quando essas bolas se formam, mas não podem ser eliminadas e acabam ficando presas no intestino dos bichanos....Por isso, fique atento a estes sintomas de bola de pelo em gatos:
Tussedan xarope tratamento tosse cães e gatos 100ml - Biofarm.
10 Dicas para Cuidar Melhor do seu Gato
Um excelente remédio natural para asma é o chá de vassourinha-doce devido à sua ação antiasmática e expectorante. No entanto, o xarope de rábano-silvestre e o chá de uxi-amarelo também podem ser usados na asma porque estas plantas medicinais são anti-inflamatórias.
Geralmente, acontece quando o gato adormece profundamente e seu corpo consegue relaxar para recuperar energia. Nessa fase de sono profundo, a mandíbula do bichano também está relaxada e, eventualmente, pode deixar a língua “escapar” para fora da boca.
Quando o gato está dormindo de língua para fora significa que está muito relaxado. Você pode fazer barulhos e ele não acorda. Antes de iniciar o sono, muitos deles têm rituais como de afofar o local que vão deitar, rodar um pouco e ronronar.
Ou seja, os gatos têm um como que um scanner no céu da boca para analisar odores. E ele é especialmente útil para detectar ferormônios, como aqueles presentes na urina. Quando abrem a boca, portanto, os gatos estão permitindo que o ar com ferormônios chegue a esse órgão.