É preciso olhar o currículo, a arquitetura, a formação e condições de trabalho dos professores, a valorização da criança como sujeito, a inclusão, bem como a integração entre educação, arte, cultura, esporte, saúde.
"As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações-problema, sintetizar, julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades.
Ter participação ativa, consciência e engajamento É possível concluir que o papel do aluno é de estudar visando ao aprendizado a longo prazo e ao cumprimento de seus objetivos pessoais, o que requer sua participação ativa e voluntária em muito do que a escola propõe.
1) Escolher a CSE a ser avaliada; 2) Descrever a competência; 3) Definir os descritores (instrumentos que mostram as habilidades que são esperadas); 4) Escolher uma atividade, dentro da área de conhecimento do profissional, que possa desenvolver a CSE escolhida com foco em determinado descrito.
Para isso, é preciso:
2. Diversificação dos instrumentos de avaliação de aprendizagem é importante
A ANA, avaliação censitária e anual aplicada a alunos do terceiro ano do ensino fundamental das escolas públicas, tem como objetivo principal aferir os níveis de alfabetização e de letramento dos estudantes em língua portuguesa e matemática.