De forma complementar é prevista a “Faixa de Retenção”, que é aquela disposta antes da “Faixa de Pedestres”, a qual é obrigatória quando é cruzamento com semáforo, e que não deve ser colocada em distância inferior a 1 metro da de pedestres. ... seriam apenas obras de embelezamento, mas não “Faixas de Pedestres”.
- Faixas de bordadura Consistem em faixas estreitas formadas com plantas de pequeno porte e vegetação cerrada para conter os excessos de enxurrada que possam escorrer sem provocar danos.
Podem ser classificadas em faixas de exploração contínua (as culturas permanecem de um ano para outro na mesma posição), em faixas de rotação (as culturas mudam de local a cada ciclo, promovendo-se a rotação de culturas) e em faixas de retenção (utilizam-se faixas estreitas – de 2 m a 5 m de largura – cultivadas com ...
As práticas conservacionistas podem ser divididas em: edáficas, vegetativas e mecânicas, conforme se utilizem modificações nos sistemas de cultivo, na vegetação, ou se recorra à construção de estruturas de terra para a contenção do escoamento superficial, respectivamente.
Práticas conservacionistas: aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além de controlar a erosão, contribuem para manter ou até mesmo aumentar a fertilidade do solo. Práticas vegetativas: são aquelas que utilizam a vegetação para a proteção do solo contra os efeitos da erosão.
A cobertura morta do solo protege o mesmo das adversidades do clima. Os materiais mais utilizados são as palhas, folhas, serragens, e materiais sintéticos como o plástico, papéis e metais (Creagur & Katchur,1975).
É o uso de plantas (normalmente leguminosas) para serem incorporadas ao solo, com a finalidade de melhorá-lo.
Práticas Edáficas: Tecnologias utilizadas para melhorar a fertilidade e as condições morfológicas do solo na fase de plantio e condução da lavoura, possibilitando um crescimento rápido e sadio das plantas que promovem uma maior cobertura e proteção do solo contra a chuva.
As práticas de conservação do solo, o manejo adequado dos fertilizantes e da irrigação, os cuidados para evitar a criação de resistência de pragas e patógenos aos métodos de controle, são alguns princípios importantes para a produção agrícola.
Um solo ideal para o desenvolvimento das plantas seria aquele que apresentasse: profundidade adequada ao armazenamento de água e ao crescimento das raízes; ser composto por 45% de parte mineral, 5% de parte orgânica, 25% de parte gasosa e 25% de parte líquida; ter suprimento adequado de nutrientes, sem excesso de ...
O encrostamento e/ou selamento superficial do solo é uma modificação física específica na superfície do solo, apresentando uma camada fina com alta densidade e com feições laminares, associada ou não a uma camada de argila dispersa justamente abaixo da superfície (Baver et al., 1973 e Radcliffe et al., 1991).
O solo deve ter todos os elementos nutritivos necessários e uma humidade adequada para permitir o correcto crescimento e desenvolvimento das plantas. A estrutura do solo deve permitir a penetração do ar e da água, de modo a que o sistema radicular da planta se possa desenvolver.