A espinheira santa (Maytenus ilicifolia) pertence à família Celastraceae. É uma planta medicinal nativa da região sul do Brasil. A espinheira santa tem sido eficaz no combate às dores de estômago, gastrite, úlcera, azia e queimação, devido às propriedades medicinais que possui.
Além de auxiliar no processo de emagrecimento, as ervas podem prolongar a sensação de saciedade, amenizar a fome e estimular a circulação sanguínea.
Para preparar umas compressas de confrei, devem-se ferver 10 g de folhas de confrei em 500 mL de água e depois coar e colocar a mistura em uma compressa e aplicar sobre a região afetada.
Confrei, consolda ou consólida, é a planta Symphytum officinale, da família das Boraginaceae, erva medicinal muito usada nas medicinas populares desde a antiguidade, com indicação de tratar doenças gastrointestinais, disenterias, inflamações, reumatismos, hemorroidas, tosses e, principalmente de ser muito eficaz na ...
As partes mais usadas do confrei são as folhas e raízes, e sua principal substância bioativa é a alantoína. Foram atribuídas várias propriedades terapêuticas para o confrei, sendo as mais descritas a ação antiinflamatória, cicatrizante, emoliente, calmante, anti-séptica, bactericida e fungicida.
POMADA DE CONFREI Indicações: feridas, contusões, dores musculares e para massagens.
Como utilizar o confrei Para tratamento feridas e dermatites, coloque uma colher de sopa de folhas frescas com meio copo de água em um pilão. Amasse e em seguida coe com um pano. As compressas devem ser aplicadas o local afetado durante uma semana.
Ferva folhas da erva e, ao esfriar, lave o rosto com essa água. O chá de confrei pode ser usado do mesmo modo, pois tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias. Em casos mais graves, quando há muitas espinhas inflamadas com pus, o dermatologista deve ser consultado.
Onde encontrar Confrei? Ele é encontrado em quintais das casas de roça, em hortas domésticas, feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas. Na Europa e Ásia, ele é cultivado e usado como forrageira para aves, por ser rico em proteínas.
Usado para artrite, entorses e queimaduras na pele. Receita enviada por Pierre da França, agradecemos a ele! – Raizes frescas de confrei. -Depois de separar a raiz do confrei com uma espátula, lavar e ralar sobre um prato, como se faz com as cenouras.
Tanchagem é uma das plantas medicinais da família Plantaginaceae. É conhecida no mundo todo por suas diversas propriedades curativas: desintoxicante, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, antimicrobiana e cicatrizante.
O chapéu-de-couro apresenta inúmeros benefícios, serve para o tratamento de inflamações de garganta e cura de feridas. É também utilizado em doenças como artrite, artrose, reumatismo, problemas de estômago e rins, infecções de pele, colesterol alto, hipertensão e doenças do fígado.
Contraindicações e cuidados do chá de chapéu-de-couro O chá de chapéu-de-couro deve ser tomado no máximo 3 vezes ao dia. Gestantes, lactantes, pessoas com pressão baixa, insuficiência cardíaca ou renal devem evitá-lo.
Chá de alecrim, chapéu de couro e catuaba Este chá é composto por plantas medicinais com propriedades afrodisíacas, que estimulam e a aumentam a líbido, e pode ser preparado do seguinte modo: Ingredientes: ... 100 gramas de chapéu-de-couro; 100 gramas de catuaba.
Receita de chá de chapéu de couro
O chapéu-de-couro tem folhas duras como o couro que podem crescer até os 30 cm de comprimento. As suas flores são esbranquiçadas e normalmente se encontram agarradas à volta de um ramo da planta.
O indicado é tomar o chá, no máximo 3 vezes ao dia, sem adoçar. Para quem sofre com hérnias, dermatoses ou furúnculos também podem utilizar o chapéu-de-couro, mas não precisa preparar o chá. Basta amassar a folha e colocar diretamente no local afetado.
Apesar de ser planta resistente a ambientes secos, a chapéu-de-couro tem bom desenvolvimento em áreas alagadiças. É naturalmente encontrada em terrenos brejosos e ácidos, várzeas, margens de córregos, lagoas e em áreas úmidas da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.