DIREITO À CONVIÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família e, excepcionalmente, em família substituta, assegurada a convivência familiar e comunitária, em ambiente livre da presença de pessoas dependentes de substâncias entorpecentes.
9 dicas para a boa convivência entre pais e filhos, pela psicóloga Diane Levy.
A família é a primeira comunidade a qual uma criança tem acesso, é dentro dela que atitudes como demonstrar e receber carinho, compartilhar, respeitar, falar e escutar, entre tantas outras, são aprendidas por meio do convívio.
Situações comuns podem ser a falta ou dificuldade de comunicação entre os membros da família, diferenças de opiniões, abusos físicos ou verbais, impedimento da autonomia, proibições ilógicas, desconfianças, comportamento imprevisível, intolerância, punições desproporcionais, chantagem emocional, criticas exageradas.
A família e as relações familiares tem sido alvo de grandes mudanças motivadas pelo atual panorama cultural. ... A hipervalorização da imagem, a ideia do “ter para ser” e a incessante busca pela felicidade e sucesso em bens materiais têm orientado nosso atual modo de vida.
EM - Novas configurações de família trazem desafios de lidar com realidades distintas e multiplicidade de amores. ... Sem contar o fato de o Judiciário ter passado a agasalhar novos arranjos de família para os quais não há previsão específica na legislação.
Isso ocorre porque a família é o primeiro grupo social que a criança passa a ter contato e, consequentemente, a aprender sobre hábitos, crenças e costumes. É por isso que a família é responsável pela primeira socialização ou socialização primária.
A falta de comunicação, que comumente é o fato gerador desses conflitos, somado à dificuldade de solucionar os problemas familiares, pode acarretar em diversos fatores negativos tanto para o relacionamento amoroso dos pais como na criação dos filhos.
Considero as questões que podem ser tratadas dentro de “problemas familiares” as que podem ter sido causadas pelos relacionamentos ou comportamentos de membros da família, ou que podem ser tido outras causas mas que foram exacerbados devido a interação com a família.
5 dicas para uma mediação de conflitos familiares eficaz
A melhor solução pode ser antecipar esses possíveis conflitos para administrá-los. Um caminho para muitos desses problemas é o planejamento da sucessão....5 principais motivos de conflitos em empresas familiares
A maioria dos problemas na empresa familiar envolve disputas por dinheiro ou poder e está diretamente ligada à relação entre os membros da família. Ao passo que família e empresa crescem, aumentam também as chances de sucesso e de conflito.
Venha conferir as vantagens e desvantagens da influência da família em nossas vidas.
A governança familiar é aquela que se refere à gestão dos interesses (pessoais ou profissionais), da identidade e da maturação da organização familiar.
Quando a governança corporativa é aplicada em empresas familiares o seu objetivo é gerar boas práticas para minimizar conflitos, incentivar seus colaboradores, reforçar as responsabilidades, adotar práticas para orientação do negócio, reduzir possíveis desconfianças entre os familiares (visto que a governança ...
Eduardo Valério listou o que ele considera 10 pontos fortes para uma empresa familiar.