Apesar da maioria ser comportamental, as limitações pessoais assumem diversas formas. Podendo ser de vez em quando uma dificuldade física ou até mesmo intelectual, interferindo no seu esforço de melhorar sua vida. As limitações pessoas estão ligadas às tarefas.
Limitação física é o nome dado a característica dos problemas que ocorrem no cérebro ou sistema locomotor, e levam a um mal funcionamento ou paralisia dos membros inferiores e/ou superiores.
Os tipos de deficiência física são : paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação,paralisia cerebral e ostomia.
A deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente - sejam deficiências intelectuais, físicas ou ambas combinadas.
A deficiência múltipla é uma associação de duas ou mais deficiências primárias como física, mental, visual ou auditiva, no mesmo indivíduo. As pessoas com deficiência múltipla apresentam comprometimento que causam atrasos no desenvolvimento, na aprendizagem e na capacidade administrativa.
É o comprometimento parcial (de 40 a 60%) ou total da visão. Não são deficientes visuais pessoas com doenças como miopia, astigmatismo ou hipermetropia, que podem ser corrigidas com o uso de lentes ou em cirurgias.
Confira algumas delas:
É a associação de duas ou mais deficiências no mesmo indivíduo, ocasionando atrasos no seu desenvolvimento global e na sua capacidade adaptativa. Pode ser agravada por alguns aspectos, tais como a idade de aquisição, o grau das deficiências e a quantidade de associações que apresenta.
Múltipla deficiência sensorial é a deficiência auditiva ou a deficiência visual associada a outras deficiências (mental e/ou física), como também a distúrbios (neurológico, emocional, linguagem e desenvolvimento global) que causam atraso no desenvolvimento educacional, vocacional, social e emocional, dificultando a sua ...
O primeiro passo que o professor de dar para trabalhar com a criança surdocego e deficiências múltiplas é: encorajar a independência do aluno, manter a sua privacidade e individualidade e criar um vínculo com o aluno.
Do ponto de vista científico, a deficiência sensorial se caracteriza pelo não-funcionamento (total ou parcial) de algum dos cinco sentidos. Classicamente, a surdez e a cegueira são consideradas deficiências sensoriais, mas déficits relacionados ao tato, olfato ou paladar também podem ser enquadrados em tal categoria.
Para que a comunicação aconteça e sejam alcançados os objetivos estabelecidos dentro. de cada atividade para as crianças, é necessário fazer o seguinte: Alertar a criança sobre a presença de quem interage com ela. Alertar a criança sobre a atividade que vai ser desenvolvida.
O papel do professor, intérprete ou guia-intérprete junto à criança surdocega será o de suprir sua carência de funcionamento sensorial com estímulos organizados e significativos, promovendo a construção de sua consciência e imagem corporal, seu desenvolvimento motor e afetivo, e também sua autonomia (Erikson, 2002).
A pessoa com surdocegueira coloca o dedo indicador nas letras estabelecendo a comunicação. ... Tadoma: A pessoa surdocega deve ter conhecimento da língua oral e então, coloca uma das mãos na face do interlocutor próxima à boca para então fazer a “leitura” da articulação das palavras e sentir também a vibração dos sons.
A Surdocegueira é uma deficiência que compromete, em diferentes graus, os sentidos da visão e audição. Há pessoas que podem ser totalmente surdas e cegas ou apresentar resíduos auditivos e/ou visuais. ...
O guia-intérprete é o elo do surdocego com o mundo. ... O guia-intérprete é o profissional que domina diversas formas de comunicação utilizadas pelas pessoas com surdocegueira, podendo fazer interpretação ou transliteração.
Os Guias-interpretes embasam sua atuação em duas Técnicas de Interpretação - a tradução e a Interpretação. Na primeira significa dizer que a mensagem transmitida em uma determinada modalidade de uma língua é mudada para outra modalidade mantendo-se a mesma língua.
O objetivo é disseminar uma das técnicas de tradução de linguagens, a libra tátil - um método da linguagem brasileira de sinais, adaptado ao tato, pelo qual o tradutor se permite tocar enquanto fala em libras, assim o surdocego pode sentir seus movimentos e fazer a leitura.
Atualmente, as pesquisas apontam a existência de cinco componentes dos sinais, os chamados Parâmetros das LS: a configuração de mão, o ponto de articulação, o movimento, a orientação e as expressões não-manuais. Abaixo vamos conhecer cada um desses componentes dos sinais.
Sistema Malossi: Este sistema de comunicação consiste na marcação das letras do alfabeto e dos algarismos de 0 a 9 nas falanges dos dedos e na palma de uma das mãos da criança surdocega.
No tocante à pessoa com surdocegueira, o ato de comunicar pode acontecer por meio do tadoma, do Braille, Libras tátil e outras. Para tanto, é primordial que a criança surdocega tenha o contato com os mecanismos de comunicação desde o início de seu processo de desenvolvimento.
Alfabeto de Escrita Manual: quando o dedo indicador da pessoa surdocega funciona como um lápis escrevendo o que quer sobre a outra mão; Tablitas Alfabéticas: são tábuas que têm letras escritas em forma maiúscula ou impressa em Braille.
Educação. Clique e conheça as características da surdocegueira e quais as formas de comunicação utilizadas. ... A Surdocegueira se caracteriza pela associação das perdas, parcial ou total, dos sentidos da visão e audição em um mesmo indivíduo.
Cinco meios de comunicação com um surdocego
Alguns surdo-cegos têm audição residual e até a fala, nos casos em que a surdez evoluiu depois de o indivíduo já ter adquirido a linguagem oral (os chamados "pós-simbólicos"). Os casos mais graves são os "pré-simbólicos", de surdo-cegueira congênita ou adquirida antes da aquisição da linguagem.
Causas mais comuns da surdocegueira:
Não são duas deficiências juntas, mas sim uma deficiência única, que precisa ser tratada de forma específica. Segundo a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), estima-se que existam cerca de 40 mil surdocegos no Brasil.