Onde So Encontradas Apenas Glndulas Do Sistema Endcrino?

Onde so encontradas apenas glndulas do sistema endcrino

O sistema endócrino é um conjunto de glândulas. Estas glândulas secretam vários hormônios, que viajam para órgãos alvo específicos através da corrente sanguínea.

Glândulas do sistema endócrino

Nos homens, a testosterona é produzida pelos testículos. A testosterona aumenta o crescimento ósseo, o crescimento do cabelo e o desenvolvimento de órgãos sexuais durante a puberdade. A testosterona também é importante para aumentar a força muscular.

Em caso de suspeita de doenças do sistema endócrino, é importante consultar um endocrinologista para uma avaliação. Exames como a dosagem de hormônios e minerais no sangue podem ser indicados para identificar desequilíbrios hormonais e suas causas.

Glândulas Paratireoides

Glândulas Paratireoides

A glândula pineal (epífise cerebral) encontra-se no cérebro juntamente com o hipotálamo e a glândula hipófise. É um pequeno órgão localizado em uma depressão entre os colículos superiores, inferiormente ao esplênio do corpo caloso. A glândula está contida dentro da camada inferior da tela coróidea do terceiro ventrículo.

Os dois principais hormônios produzidas pelos ovários são o estrogênio e a progesterona. A sua produção é desencadeada pela liberação hormonal pelo hipotálamo. Há três tipos de estrogênio: estradiol, estrona e estriol. Estes combinam-se para garantir um desenvolvimento sexual saudável e a fertilidade. O estradiol é importante no desenvolvimento das mamas, na distribuição do tecido adiposo e no desenvolvimento dos órgãos reprodutivos. A progesterona é mais importante durante a gravidez e a ovulação, garantindo que o revestimento do útero é adequado para o crescimento do feto.

O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo. Em essência, os hormônios atuam como mensageiros que controlam e coordenam as atividades em todo o corpo.

O infundíbulo projeta-se a partir do tubérculo cinéreo, tornando-se contínuo com o lobo posterior da hipófise. Uma estrutura chamada de eminência mediana está separada da base do infundíbulo por um sulco tuberoinfundibular. Por fim, existe a região dos corpos mamilares, que são estruturas hemisféricas do tamanho de uma ervilha situadas anteriormente à substância perfurada posterior. O seu papel é controlar a memória e a expressão emocional.

Além disso, o termo “glândula” não significa que o órgão necessariamente faz parte do sistema endócrino. Por exemplo, as glândulas sudoríparas, as glândulas salivares, as glândulas nas membranas mucosas e as glândulas mamárias são chamadas de glândulas exócrinas, porque elas secretam outras substâncias além de hormônios e porque elas secretam as substâncias para dentro de dutos e não diretamente na corrente sanguínea.

O hipotálamo controla o sistema endócrino através de várias vias. Estas incluem projeções diretas para a hipófise posterior (neuro-hipófise) e controle indireto sobre a hipófise anterior (adeno-hipófise) através de projeções para a eminência mediana e através do sistema nervoso autônomo. O hipotálamo tem este papel produzindo hormônios liberadores ou inibidores, conhecidos como neuro-hormônios. A liberação de hormônios estimula a produção de hormônios na hipófise, enquanto a inibição dos hormônios a inibe.

Hipotálamo

Hipotálamo

Os órgãos individuais que formam o sistema endócrino têm funções diferentes e, frequentemente, não relacionadas. Os médicos especializados em doenças do sistema endócrino são chamados de endocrinologistas. Muitos endocrinologistas se subespecializam nas funções e nos distúrbios de glândulas específicas.

Por outro lado, o lobo posterior da hipófise está envolvido apenas na libertação de dois hormônios: a oxitocina e o hormônio antidiurética (ADH), também conhecida\o como vasopressina. A oxitocina tem um papel no parto, na produção de leite e no orgasmo. O ADH é importante na redução da perda de água, diminuindo a micção e a transpiração, e aumentando a pressão sanguínea.

O ducto pancreático principal atravessa o parênquima, da cauda para a cabeça. Junta-se ao ducto colédoco (biliar comum), fora do duodeno, formando a pequena ampola hepatopancreática (ampola de Vater). Esta estrutura abre-se na parte descendente do duodeno. O esfíncter hepatopancreático (esfíncter de Oddi) previne o refluxo de conteúdo duodenal para a ampola. O ducto pancreático principal também contém um esfíncter que controla o fluxo dentro dele.

Tal como o sistema nervoso, o sistema endócrino age como uma via de sinalização, embora os hormônios sejam de ação mais lenta do que os impulsos nervosos.

A glândula pineal tem uma base dirigida anteriormente e é dividida em lâminas superior e inferior pela haste da glândula pineal, que também serve como um ponto de fixação ao teto do terceiro ventrículo. As lâminas superior e inferior contêm as comissuras posterior e habenular, respectivamente.

As glândulas paratireoides mantêm os níveis de cálcio no sangue, produzindo hormonônio paratireóideo (PTH). Juntamente com a calcitonina, esses dois hormônios mantêm o nível de íons de cálcio no sangue, o que é importante para a saúde dos ossos, bem como para a função muscular e do sistema nervoso.

O próprio trato gastrointestinal pode produzir hotmônios, e é conhecido como sistema endócrino entérico. As células secretoras de hormônios estão dispersas por todo o revestimento do estômago e do intestino delgado. Essas células não produzem hormônios continuamente, mas em resposta ao ambiente dentro do estômago e do intestino, reagindo à quantidade de comida que aí passa.

Os testículos têm uma face externa fibrosa resistente, chamada túnica albugínea. No aspeto interno e posterior desta face fibrosa existe uma crista chamada mediastino do testículo. Estendem-se septos fibrosos a partir desta crista, entre os lóbulos formados pelos túbulos seminíferos. Os espermatozoides são produzidos dentro desses tubos. Os túbulos retos unem os túbulos seminíferos à rede testicular, que são canais situados no mediastino dos testículos.

É constituída por dois lobos, direito e esquerdo, que sobem para a cartilagem tireóidea, unidos por um istmo. Os lobos encontram-se anteriormente e lateralmente em relação à laringe e traqueia, enquanto o istmo é anterior ao segundo e terceiro anéis traqueais. Em alguns indivíduos, um lobo piramidal cônico sobe do istmo em direção ao osso hioide.

Glândulas Suprarrenais

A glândula tireoide é importante na regulação do metabolismo. Esta produz duas importantes hormônios metabólicos, a tiroxina (T4) e a tri-iodotironina (T3). A T4 contém 4 átomos de iodo, enquanto a T3 contém 3 átomos de iodo. A T3 e a T4 afetam o metabolismo do corpo, influenciando a produção de proteínas de todas as células do corpo. Essa produção de proteínas, por sua vez, afeta o crescimento dos tecidos, a temperatura, o uso de energia e a frequência cardíaca. A glândula tireoide também produz calcitonina, que é um antagonista do hormônio paratireóideo (PTH).

As glândulas endócrinas são aquelas que liberam as substâncias produzidas diretamente na circulação sanguínea. Já as glândulas exócrinas liberam substâncias dentro de ductos no corpo, como os ductos lacrimais e salivares.

Você sabia que...

Você sabia que...

As glândulas endócrinas tendem a ser vasculares e não possuem ductos. Os ductos são encontrados em glândulas exócrinas, que produzem sinais hormonais para fora do corpo. Os hormônios das glândulas endócrinas são armazenados em vacúolos ou grânulos, prontos para serem liberados. As glândulas endócrinas podem ser encontradas em todo o corpo e têm uma variedade de papéis diferentes.

O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.

Os sinais endócrinos podem durar de algumas horas a algumas semanas. O principal centro de controle das glândulas do sistema endócrino é o hipotálamo, no cérebro. O campo da medicina relacionado com o sistema endócrino é conhecido como endocrinologia.

Onde se encontra o tecido epitelial?

São células cuja função é contrair-se em volta da porção secretora ou dos ductos das glândulas e assim ajudar a expelir os seus produtos de secreção para o exterior. São encontradas em glândulas exócrinas, como as sudoríparas, lacrimais, salivares e mamárias, apresentando um formato fusiforme ou de forma estrelado.

Como são classificadas as glândulas salivares?

As glândulas salivares são estruturas anexas ao sistema digestório humano. Elas localizam-se na cavidade bucal e são responsáveis pela produção de saliva. São classificadas como glândulas exócrinas, com a função de secretar saliva.

Como são classificadas as glândulas mamárias?

As glândulas mamárias, classificadas como exócrinas (secretoras),estão presentes em ambos os sexos de todos os mamíferos. No entanto, a produção de leite ocorre geralmente nas fêmeas.

Qual o formato da mama e sua localização?

A glândula mamária, é um órgão par, que se situa na parede anterior e superior do tórax e está apoiada sobre o músculo peitoral maior; se estende da segunda à sexta costela no plano vertical e do esterno à linha axilar anterior no plano horizontal.

O que as glândulas mamárias permitem a classe?

Os mamíferos apresentam também glândulas mamárias que são responsáveis por produzir leite, que serve de alimento para seus filhotes. Essa é uma das características mais marcantes e a responsável pelo nome dado a essa classe.

O que pode causar inflamação na mama?

Infecções de mama costumam ser causadas por bactérias. Em casos raros, uma infecção da mama pode dar origem a um abscesso mamário (um acúmulo de pus na mama). A mastite diz respeito a uma inflamação dolorosa da mama, que é geralmente acompanhada por uma infecção da mama.

Como diagnosticar câncer de mama Inflamatorio?

Sinais e sintomas do câncer de mama inflamatório

  1. Espessamento da pele da mama.
  2. Vermelhidão em mais de um terço da mama.
  3. A mama pode se tornar mais rígida.
  4. Alteração da textura da pele da mama (similar a casca da laranja).
  5. Inversão do mamilo.
  6. Inchaço de modo que uma mama pareça maior que a outra.

O que pode ser confundido com câncer de mama?

Por apresentar vários sintomas, muitas outras doenças benignas podem ser confundidas com câncer de mama. Como por exemplo, cistos, infecções e hiperplasia ductal, entre outras. Os cistos podem ser confundidos com nódulo, mas são alterações benignas, porém devem ser investigados.

O que é Nodulo Inflamatorio?

Os nódulos ocorrem quando algum tecido inflama e pode acontecer em qualquer camada da pele. Ele também é comum em alguns órgãos e glândulas do corpo. A maior parte dos nódulos é benigna, mas alguns podem ser cancerígenos.