Os dois principais tipos de glândulas salivares são as glândulas salivares maiores e as glândulas salivares menores. Existem 3 pares de glândulas salivares maiores: Glândulas Parótidas. São encontradas em ambos os lados da face, abaixo e diante das orelhas.
As glândulas salivares são estruturas anexas ao sistema digestório humano. Elas localizam-se na cavidade bucal e são responsáveis pela produção de saliva. São classificadas como glândulas exócrinas, com a função de secretar saliva.
As glândulas salivares secretam a saliva, que atua na digestão e protege as mucosas. As três principais glândulas salivares são: parótidas, submandibulares e sublinguais.
É verdade, o cálculo salivar ou também denominado sialolito, é uma estrutura calcificada que se desenvolve no interior do sistema ductal salivar. A sialolitíase é a ocorrência de concreções cálcarias nos ductos ou nas glândulas salivares./span>
A sialolitíase é uma alteração, que acomete as glândulas salivares, representada pela obstrução da glândula ou de seu ducto excretor devido à formação de um sialólito, resultando na diminuição do fluxo salivar. a glândula submandibular é a mais acometida, seguida da glândula parótida e sublingual.
A sialolitíase é a presença de uma estrutura calcificada (sialólito) dentro dos ductos das glândulas salivares, ou menos frequentemente, dentro das glândulas1.
A sialoadenite é a infecção bacteriana da glândula salivar, geralmente em razão de cálculo obstruindo a drenagem ou hipossecreção da glândula.
DEFINIÇÃO: Exérese cirúrgica da glândula submandibular localizada na parte mais alta do pescoço.
O prognóstico para a sialolitíase é satisfatório. Na maioria dos casos após a remoção do cálculo a glândula restabelece suas funções normais, a não ser em casos em que ocorreu a exérese da glândula envolvida (GABRIELLI; GABRIELLI; PELEARI, 2008).
Os ductos estriados, que recebem a saliva primária dos ductos intercalados, possuem um importante papel na modificação da saliva produzida pelas unidades secretoras terminais. ... O aspecto morfológico mais relevante é a presença de estrias na região basal do ducto, justificando o nome ducto estriado (Figura 10.
A sialoadenite esclerosante crônica (SEC) ou tumor de Kutner (KT) é uma rara condição, que acomete glândulas salivares, predominantemente as glândulas submandibulares. Nela, verifica-se um intenso processo inflamatório crônico, associado à fibrose do tecido glandular.
Os gânglios linfáticos aumentados, conhecidos popularmente como íngua e cientificamente como linfonodos ou linfonodomegalia, indicam, na maioria das vezes, uma infecção ou inflamação da região em que surgem, apesar de poderem surgir por vários motivos, desde uma simples irritação da pele, uma infecção, doenças da ...
Um gânglio é um conjunto de pilhas de nervo encontradas no sistema nervoso periférico. As pilhas que são específicas a um gânglio são chamadas pilhas do gânglio. Contudo, o termo é usado às vezes para descrever as pilhas retinas do gânglio./span>
Os nervos nada mais são do que feixes de fibras nervosas dispostas paralelamente e envoltas por tecido conjuntivo. ... Os gânglios, por sua vez, são acúmulos de neurônios, que geralmente formam estruturas esféricas, e estão localizados fora do sistema nervoso central. Os nervos podem ser espinhais ou cranianos.