Na natureza, os terpenos são encontrados em sementes, flores, folhas, raízes, madeiras, etc. Os óleos das essências de perfumes extraídos de frutas e vegetais contêm muitos terpenos. Um exemplo é o limoneno, um terpeno encontrado na casca do limão e da laranja.
formulações ricas em fósforo (NPK 4-14-8 e NPK são as mais indicadas para plantas floríferas, pois este elemento favorece a floração e a frutificação. O nitrogênio, por sua vez, estimula o crescimento dos brotos e das folhas, e o potássio fortalece os tecidos vegetais.
Casca de ovo Rica em cálcio, a casca do ovo pode ajudar muito no crescimento das plantas. Para usar como adubo, basta triturar as cascas – no liquidificador ou com um pilão – e quando elas estiverem como uma farofa, polvilhe sobre o substrato. "O cálcio vai sendo absorvido conforme a planta for regada", explica Gabi.
Embora a maioria delas só floresça durante a primavera, é possível fazê-las florescer durante o ano todo. A chave é plantá-las no local correto, e cuidadosamente manter o ambiente ao seu redor para que elas estejam em um ciclo de crescimento constante e nunca em um ciclo dormente.
Devemos adubar pelo menos quatro vezes ao ano, colocando adubo de gado bem curtido e composto orgânico, bem como adubo granulado NPK formulação 4-14-8, cerca de 150 gramas por muda. Colocar num balde para misturar bem, aplicando ao redor da muda sem tocar no tronco.
Caso você tenha uma plantação mais caseira, existe uma opção mais simples: uma mistura de óleo mineral e água. A solução é feita com cerca de 0,5% a 1% de óleo mineral em relação ao volume de água. Exemplo: para cada 10L de água, será adicionado de 50ml a 100ml de óleo mineral.