Na 32a semana o espaço que o bebê tem para se mexer é menor. Provavelmente, ele já está de cabeça para baixo, a posição ideal para o parto. Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero.
Aos dois meses O bebê vai ter as primeiras sensações táteis e começa a sentir o contato com a mãe.
O coração é o primeiro órgão a ser formado no período embrionário e todos os eventos seguintes na vida do organismo dependem da habilidade deste órgão de equivaler o seu rendimento com a demanda do organismo por oxigênio e nutrientes.
Como se considera que a vida humana termina com o fim das atividades cerebrais, deve-se considerar que ela se inicia a partir do instante em que começam a ser formadas as primeiras terminações nervosas do embrião, o que ocorre por volta da segunda semana de gestação, próximo ao momento em há a nidação.
9 meses - Entre 37 e 42 semanas Em relação ao desenvolvimento, o bebê está completamente formado e só está ganhando peso. Nestas semanas o bebê deverá nascer, mas poderá aguardar até as 41 semanas e 3 dias para vir ao mundo.
A fecundação – união entre o óvulo e o espermatozóide – dá origem ao zigoto, que se instala no útero após uma série de divisões celulares. Nesse momento, a placenta também começa a se formar, envolvendo o embrião com o líquido amniótico, que auxilia na alimentação do embrião e o protege caso a mãe sofra uma queda.
É nos três primeiros meses que as futuras mamães começam a se queixar de náuseas e os vômitos são mais comuns. Na maioria das vezes, esses sintomas são resultado de alterações hormonais normais da gravidez. Algumas mudanças de hábitos podem evitar o mal-estar, como ingerir alimentos frios ou gelados.
A microcefalia é uma malformação congênita em que a cabeça dos recém-nascidos é menor do que o esperado, se comparada com a de bebês do mesmo sexo e idade. Muitas vezes, os bebês com microcefalia têm o cérebro menor, que pode não ter se desenvolvido adequadamente.