Brasília, 15/10/2020 - O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) lança o levantamento nacional de informações penitenciárias com dados do primeiro semestre de 2020. O número total de presos e monitorados eletronicamente do sistema penitenciário brasileiro é de 759.
Considerando presos em estabelecimentos penais e presos detidos em outras carceragens, o Infopen 2019 aponta que o Brasil possui uma população prisional de 773.
São hoje 216 mil pessoas nas 176 unidades do estado, ante 234 mil encarceradas em maio de 2019, segundo dados da gestão João Doria (PSDB) obtidos pela Folha.
No estado do Rio de Janeiro, tem-se uma população confinada de aproximadamente 17.
Uma morte por coronavírus foi registrada no antigo Complexo de Bangu, conhecido agora como Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro. No local, que reúne 25 presídios, estão detidos mais de 50% dos, aproximadamente, 50 mil detentos de todo o Estado do Rio de Janeiro.
Foi de 8.
De acordo com o relatório, o estado de São Paulo conta com 176 presídios, geridos pela Secretaria Estadual da Administração Penitenciária, com capacidade para atender 147.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), as visitas virtuais vão ocorrer aos sábados e domingos, das 8h às 16h, e podem ser feitas nos 178 presídios do estado de SP.
O Centro de Progressão Penitenciária – CPP é um dos estabelecimentos prisionais destinado a reeducandos do sexo masculino em cumprimento de pena em regime semiaberto, que já tenham efetivamente implementado os benefícios legais de trabalho externo e/ou saídas temporárias.
Centros de Ressocialização de Presos – Unidades localizadas em cidades médias do Interior para abrigar presos primários e de baixa periculosidade. Esses Centros abrigam tanto detentos em regime semiaberto como fechado.
O Centro de Progressão Penitenciária – CPP- É um estabelecimento prisional destinado ao recebimento de sentenciados em regime semiaberto de cumprimento de pena e que já tenham efetivamente implementado os benefícios legais de trabalho externo e de saídas temporárias.