Alho descascado pode ser embrulhado e conservado na geladeira ou no freezer. Outra ótima dica para conservar alho descascado é usar um saco plástico (ou zip lock) para embrulhar o alimento e, então, conservá-lo na geladeira ou freezer.
Está pasta de alho é fácil e prática, e pode conservar na geladeira ou no congelador.
Com casca o alho se conserva por até 3 meses em local fresco sem umidade. Descascado deve ser conservado na geladeira embrulhado em plástico ou imerso em óleo/azeite. Em réstia apesar de espantar vampiros e serem decorativas, não devem ficar penduradas por muito tempo, pois podem secar.
Você pode congelar o alho de duas maneiras: - Inteiros e com casca, quando for usar é só retirar quantos dentes quiser da embalagem. - Descascados picados ou triturados para congelar em forminhas de gelo cobertas de azeite ou óleo.
Eu bato o alho em duas levas para ficar mais fácil, mas se seu liquidificador for potente pode bater tudo de uma vez. Congelamento: Pode ser congelado em formas de gelo ou saquinhos de sacolé (geladinho) em porções menores ou já em potes por até 3 meses.
30 dias
Como identificar um alho estragado Alhos estragados têm um aroma rançoso, a cor muda do branco para o marrom e ele se torna macio e mole. ... Ao invés de jogar fora um alho com brotos, basta remover a parte verde e usar o resto do dente.
3 meses
Alho-poró
Modo de Preparo
Deixe o dente de alho inteiro ou corte-o em pedaços pequenos. Enrole os dentes de alho inteiros ou picados em filme plástico ou folha de alumínio. Coloque o alho embrulhado dentro de um saco resselável de congelamento. Congele.
Você também pode imergir o alho inteiro ou picado em óleo ou azeite e guardá-lo na geladeira. Para congelá-lo, não tem segredo: coloque no freezer e, ao cozinhar, não espere que descongelem; aplique diretamente na receita.
Para conservar, basta descascar os dentes, amassa-los e deixá-los completamente cobertos por óleo, na seguinte proporção, 1 parte de alho para duas de óleo, em um pote de vidro ou plástico, com tampa bem vedada. Após usar, só fechar bem o recipiente e devolve-lo ao congelador.
Corte em rodelas e congele num saco plástico – ele vai do congelador direto para o refogado ou panela. As folhas também podem ser congeladas para aromatizar caldos ou sopas caseiras.
Como congelar Assim você sempre tem salsão à mão – ah, as folhas também podem ser congeladas para entrar em caldos, sopas e até no preparo do arroz. Depois de congelado, só não dá para comer cru, pois a textura fica alterada.
Veja como faço para congelar: Lavo todas as partes e corto os talos em mais ou menos 10 cm e reservo as melhores folhas (são ótimas para caldo). Deixo secar em uma bacia grande, num local bem ventilado, por mais ou menos 4 horas. Se forem limpos à noite, pode ser de um dia para o outro.
Folha de salsão e alho poró Congele em um saco. Quando for preparar sopas ou caldo, pegue as folhas do saco e junte à preparação na panela.
Modo de Preparo
Embora o salsão possa ser guardado na gaveta da geladeira por vários dias, não é conveniente conservá-lo por mais de 3 ou 4 dias, pois ele perde seus nutrientes com muita facilidade. Antes de guardá-lo, lave e coloque em saco plástico.
Na hora de diferenciar os dois as folhas ajudam bastante, porque as folhas do aipo ou salsão são bem semelhantes as folhas da salsinha. E no sabor também há diferença, sendo o alho-poró semelhante ao alho, só que bem suave. Chega de confundir, aprendido!
Conhecido também pelo nome salsão, a sua maior diferença está nas folhas, que são semelhantes aos da salsinha. Todas suas partes vegetativas podem ser consumidas, normalmente é usada em receitas de almôndegas, cremes, molhos, sopas, assados e quiches.
Também conhecido como alho-francês, o alho-poró é um vegetal muito utilizado em receitas salgadas como molhos, sopas e saladas. Apesar de pertencer à mesma família que o alho e receber o mesmo nome, ele possui características únicas em seu sabor, o que o torna tão apreciado pela culinária.
Como usar o alho-poró O talo branco pode então ser cortado em anéis, que é a forma mais comum de preparo. Com sabor delicado e levemente adocicado, o alho-poró pode ser cozido, refogado, assado, salteado ou grelhado. Seu cozimento ideal é “al dente”, para não perder a textura e o sabor.
As raízes vão para o lixo, as folhas você pode usar para dar sabor à caldos e sopas e a parte branca é o que se usa na maioria dos pratos, geralmente cortada em anéis, assim: Confira aqui a receita de filé suíno com molho de alho-poró.
Muito usado em diferentes culinárias ao redor do mundo, o alho-poró é um ótimo tempero para massas, molhos, carnes, risotos, sopas e pratos diversos. Ele é um vegetal que pertence à mesma família do alho e da cebola e pode ser consumido cru ou cozido.
Para limpar corretamente o alho-poró, separamos o talo das folhas e da parte de baixo, tomando cuidado para retirar apenas a parte mais dura. Corte o talo ao meio no sentido do comprimento. Em seguida, abra e lave dentro, para retirar qualquer vestígio de terra e sujeiras.
As folhas são duras e fibrosas, mas cheias de sabor. Por isso costumam ser usadas no bouquet garni (aquele amarradinho de ervas que perfumam molhos, caldos e outras preparações). Elas emprestam seu perfume ao preparo, mas depois disso saem de cena (quando usadas inteiras, devem ser descartadas depois do cozimento).
Pegar um dente de alho e com uma faca de legumes, cortar as duas extremidades e retirar a pele. Dar uma leve amassada com a lâmina da faca, faz a casca soltar mais fácil. Com a faca do chef, fazendo movimento de guilhotina, fazer cortes verticais finos no sentido da largura. Formando finas lâminas redondinhas de alho.
Deixe de molho Basta você encher um recipiente com água, separar os dentes da cabeça de alho e colocá-los de molho por, no mínimo, 1 hora (você pode deixar até de um dia para o outro). Após esse tempo é só retirar do molho e, com as mãos, ir puxando as cascas, que vão se soltar facilmente.