A microbiota está presente na boca, no estômago, no intestino, nos tratos genitourinário e respiratório, nos olhos, na pele etc. Embora esta se distribua por todas as áreas de contato com o exterior, a maior parte da colonização (cerca de 70%) ocorre no trato gastrointestinal.
O tratamento inclui a reeducação alimentar, associada ao consumo de bactérias conhecidas como probióticos, que equilibram a flora intestinal. Além das fibras encontradas principalmente na cebola, no alho e na farinha de banana verde, que pode ser usada em várias receitas.
Os alimentos que ajudam a melhorar a flora intestinal
De acordo com Atui, estudos recentes apontam que essa desregulação no intestino está ligada a problemas de saúde como alergias, obesidade, doença inflamatória intestinal e síndrome do cólon irritável. Ao tomarmos um antibiótico, é possível que ocorra um desequilíbrio das bactérias intestinais.
Desequilíbrio da flora intestinal afeta digestão e sistema imunológico. A ingestão de alimentos refinados, ricos em gordura e açúcar ou então industrializados contribui para uma série de problemas: ganho de peso, resistência baixa, cansaço, pele opaca e um sério desequilíbrio da flora intestinal chamado disbiose.
Priorize uma alimentação saudável e natural, com baixo teor de gorduras ruins (gorduras animais e óleos hidrogenados) e rica em frutas, especiarias, vegetais, grãos e legumes. Opte por alimentos que contenham fibras, nutrientes e antioxidantes. Esses alimentos ajudam a manter o equilíbrio da microbiota.
Conheça 10 tipos de chá que são ótimos digestivos e que você deve ter em casa
Melhores chás para combater gases intestinais
Depois disso, o médico pode receitar os medicamentos adequados para o quadro do paciente (anti-inflamatórios intestinais como os aminossalicilatos, corticoides e imunossupressores).
Mas, caso os sintomas se tornem recorrentes, é importante ir ao médico.
Algumas das causas mais comuns incluem prisão de ventre, infecções, intolerância a alimentos, inflamações ou, até, tumores, que podem provocar dor e outros sintomas como enjoo, vômitos, diarreia ou alterações nas fezes.
Existem plantas medicinais que são ótimas para diminuir as cólicas intestinais, como a erva cidreira, hortelã-pimenta, calamo ou erva-doce, por exemplo, que podem ser usadas para fazer chás. Além disso, também se pode aplicar calor na região, o que também ajuda a aliviar o desconforto.