O eurocentrismo é uma visão de mundo que tende a colocar a Europa (assim como sua cultura, seu povo, suas línguas, etc.) como o elemento fundamental na constituição da sociedade moderna, sendo necessariamente a protagonista da história do homem.
Resposta. Resposta: A antropologia, ciência encarregada de estudar o homem, possui diversas escolas. ... O Evolucionismo Social foi a escola do século XIX responsável pela sistematização do conhecimento acerca dos “povos primitivos”, o qual foi organizado em trabalhos de gabinete, sem a observação "in locu".
Escola Evolucionista Ela tem início no século XIX e é marcada pelo pensamento dicotômico que divide as sociedades em “primitivas” e “civilizadas”. Os pensadores que contribuíram para a Escola Evolucionista, de modo geral, defendiam uma espécie de evolucionismo das sociedades humanas.
Ao analisar o indivíduo, sua cultura, as diferentes culturas que não pertencem ao seu ambiente de criação e a sociedade, a antropologia busca entender como esse processo de dá e a partir de que elementos eles podem ser considerados.
O Evolucionismo Social foi a escola do século XIX responsável pela sistematização do conhecimento acerca dos “povos primitivos”, o qual foi organizado em trabalhos de gabinete, sem a observação "in locu". ... Tylor e sua obra “A Cultura Primitiva” (1871).
Ainda sobre a Escola Evolucionista é possível destacar que a antropologia buscava explicar a diferença nas evoluções das sociedades, e acreditava que se um individuo possuísse nível de sabedoria elevado, este seria capaz de viver em qualquer outra sociedade, pois se tratava de um individuo extremamente evoluído.
Em síntese, a escola evolucionista mostrou-se consideravelmente carregada de preconceitos etnocentricos, o que levou seus representantes a considerarem a sociedade europeia como a mais evoluída e a acreditarem que todas as outras tenderiam a alcançar a mesma perfeição.
A teoria evolucionista de Darwin pode ser descrita da seguinte forma: as espécies de seres vivos se transformam ao longo dos tempos, pois sofrem seleção natural, que prioriza os seres mais adaptados ao ambiente em que vivem, devido a suas características serem adequadas ao meio onde vivem.
As características principais do evolucionismo são: ... 1ª. As sociedades humanas devem ser comparadas entre si por meio dos seus costumes, mas os costumes definidos pelo investigador e não situados lado a lado de modo horizontal.
Evolucionismo social - refere-se às teorias antropológicas e econômicas de desenvolvimento social segundo as quais acredita-se que as sociedades têm início em um estado primitivo e gradualmente tornam-se mais civilizadas com o passar do tempo.
Desenvolvida principalmente por Charles Darwin, a teoria do Evolucionismo afirma que a sobrevivência das espécies está relacionada com sua seleção natural.
Questão 01: O Fixismo compreende a teoria que apresenta como premissas fundamentais, a imutabilidade dos seres vivos, ao contrário do que propunham os fixistas o Evolucionismo se contrapõe à esta teoria, apresentando premissas que se baseiam na seleção natural dos seres vivos mais adaptados, fator essencial para a ...
Macromutação – uma grande mutação produz uma mudança súbita na evolução escapando da forma de transição: A “explosão” da evolução é realmente uma explosão – existiram muitas mudanças evolutivas em pouco tempo.
A microevolução designa mudanças na frequência gênica que ocorrem em uma determinada população. ... A macroevolução, por sua vez, está relacionada com mudanças tão grandes que atingem os taxa superiores, acima do nível de espécie. Normalmente, essas mudanças ocorrem de forma abrupta.
Microevolução é a ocorrência de mudanças evolutivas em pequena escala, como as mudanças de frequências gênicas dentro de uma população , ao longo de um número reduzido de gerações.
O texto apresenta uma reflexão sobre a possibilidade de integração entre duas abordagens historiográficas – a macro, que permite a construção de séries, e a micro, que permite a reconstrução de trajetórias e relações sociais -, com a finalidade de disponibilizar ao pesquisador um melhor aproveitamento das informações ...
Mudanças microevolutivas acontecem de algumas maneiras básicas. Mutação, migração, deriva genética e seleção natural todos são processos que podem afetar diretamente frequências gênicas em uma população.
Uma população encontra-se em equilíbrio de Hardy-Weinberg quando sobre ela apenas estão agindo a segregação mendeliana e a recombinação de alelos – não atuando, assim, outros fatores evolutivos –, e a população não apresenta alteração na frequência de alelos ao longo das gerações.
Uma população panmítica é aquela em que todos os indivíduos são potenciais parceiros. Para que a frequência dos genótipos se mantenha, é necessário que a reprodução seja panmítica, isto é, que haja cruzamentos ao acaso, sem restrições.