Foi o caso dos irmãos Graco. Tibério Graco fez as primeiras propostas: limitar o tamanho dos latifúndios e distribuir terras e trigo aos plebeus. Os patrícios que se opunham ao projeto conseguiram o apoio do Senado e o projeto de reforma agrária foi derrotado. Em seguida, Tibério Graco foi morto por seus opositores.
- Aumentou o subsídio do Trigo (Lei Frumentária), barateando-o. - Concedeu cidadania à todas colônias romanas. -Propôs a criação de uma lei que limitasse a posse de terras (125 hectares) e quem excedesse tal limite teria suas terras confiscadas e estas seriam distribuídas para plebeus.
Entre 169 e 164 a.C. 133 a.C. Tibério Semprônio Graco ou Tibério Semprónio Graco (em latim: Tiberius Sempronius Gracchus; c. ... Quando Tibério decidiu concorrer mais uma vez à eleição para o ano seguinte foi assassinado por membros do Senado Romano e outros aliados da facção dos optimates.
As regiões anexadas a Roma eram obrigadas a pagar-lhe altos impostos. Populações escravizadas substituíram a mão de obra livre, gerando uma massa de desempregados nos campos e nas cidades. Pequenos proprietários arruinados abandonavam suas terras em direção às cidades, contribuindo para o aumento das tensões sociais.
Aumento do escravismo, marginalização dos plebeus (que passaram a ser vistos como "inúteis" pelos patrícios), surgimento de novas classes sociais (os Cavaleiros) e a criação do "Pão e Circo", que eram eventos de entretenimento cuja finalidade era distrair os plebeus e conter a insatisfação deles.
As principais consequências foram; * Aumento da escravidão: povos conquistados viravam escravos. ... * Ruínas dos plebeus: substituídos pelos escravos, ficavam sem trabalho e alguns perderam as terras para os latifundiários.
Resposta: Explicação: A expansão territorial, ampliação da oferta de escravos, um aumento na oferta de alimentos.
Completada a unificação da península itálica, os romanos logo estabelecem novo objetivo, maior e mais audaz: a conquista do Mediterrâneo. ... Os romanos passam então a expandir seu território a partir de áreas periféricas, chegando à península ibérica, Marrocos, Arábia, Inglaterra, Romênia, Palestina, etc.
O maior império da história começou por volta do século 8 a.C., na região do rio Tibre, a partir de pequenos assentamentos latinos que, sob influência de povos vizinhos, se tornaram cidades, dando início a um regime monárquico.
Resposta: O Império Romano, entre 27 a.C. e 476 d.C., conquistou praticamente todo o mundo antigo conhecido. ... A falta de escravos, que eram a principal mão de obra, as sucessivas e sangrentas disputas pelo domínio imperial como também a invasão dos povos bárbaros fizeram ruir o lado ocidental do Império Romano.