Alimentos volumosos são aqueles que contêm alto teor de fibra bruta, mais que 18%, e baixo valor energético. ... Os alimentos concentrados energéticos apresentam menos de 20% de proteína bruta.
O período seco, compreendido entre a secagem e o próximo parto, em rebanhos bem manejados sua duração é de 60 dias. ... Isso se deve, principalmente, à redução na ingestão de alimentos pós-parto, o que normalmente se observa com vacas que parem gordas.
305 dias
Quando o bezerro nasce, a vaca mãe começa a produzir leite. Depois de 60 dias, em média, ocorre o desmame do filhote. Aí entra a função da ordenha frequente: quando a mama é pressionada, uma mensagem é enviada ao cérebro da vaca, estimulando a glândula hipófise, que libera um hormônio chamado oxitocina.
Neste Guia listamos as necessidades básicas de uma vaca leiteira, considerando as melhores práticas de manejo estabelecidas ao longo do tempo pelos melhores produtores de leite do mundo. Se você deixa suas vacas felizes para produzirem por 4 ou 5 lactações, ao invés de 2,5, você e o mundo ganham com isso.
Uma vaca bebe 120 litros de água ao dia e come de 38 a 40 quilos de volumoso e concentrado para produzir 25 litros de leite.” Ele diz que vende o litro de leite a 2,20 reais e que os custos são altos.
A secagem da vaca é um período que dura em torno de 45 a 60 dias, no qual ocorre uma involução da glândula mamária e se encerra a produção daquela lactação. É o momento no qual nós fornecemos pra vaca, um descanso, um preparo pra otimizar a próxima lactação.
A terapia de vaca seca (uso de antibiótico intramamário específico no momento da secagem do animal) é uma prática importante e tem como objetivos principais: 1) Cura de infecção existente no momento da secagem e 2) Prevenção de novas infecções durante o período seco.
A gestação em vacas leva entre 280 e 290 dias, dependendo da raça e do bezerro que será gerado. Para saber se a vaca está prenhe, pode ser feito um exame clínico, com o auxílio de um aparelho de ultra-som, 30 dias após a cópula ou inseminação artificial.
RESUMO: O período de transição, na vaca leiteira, compreendido no intervalo de três semanas, antes e após o parto, apresenta mudanças drásticas no estado fisiológico, nutricional, anatômico e comportamental desse animal, preparando-o para o parto e lactogênese.