O Setor de Farmácia Hospitalar (SFH) é um órgão de abrangência assistencial, responsável por promover o cuidado farmacêutico, onde se desenvolvem atividades relacionadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos às unidades hospitalares.
A Farmácia Hospitalar e Clínica é uma área de grande importância dentro de ambientes que visam ao cuidado da saúde. Afinal, é a responsável por administrar os fármacos e substâncias que serão usados para o tratamento dos pacientes. ... Além do mais, essa é uma ótima opção de curso para pós-graduação na área da saúde.
FARMACÊUTICOS POR LEITOS - Entre outras atualizações, o texto dos novos parâmetros recomenda que as atividades básicas de dispensação para pacientes internados e de logística de suprimentos deve contar com, no mínimo, um farmacêutico e um auxiliar de farmácia para cada dez leitos; e um almoxarife para cada 50 leitos.
A primeira farmácia hospitalar que se tem registro data de 1752 em um hospital da Pensilvânia (EUA), na qual foi apresentada a primeira proposta de padronização de medicamentos. O farmacêutico, além das suas atribuições junto aos medicamentos, passa a ter atividades clínicas voltadas para o paciente. ...
George Washington, chefe do Serviço de Farmácia do Instituto do Coração (InCor) do HCFMUSP. ... Foi assim que surgiu o primeiro Serviço de Farmácia Clínica do Brasil, oficialmente implantado em 15 de janeiro de 1979, conforme “Termo de Instalação”, lavrado, na ocasião, para documentar tão importante feito.