1. Pirâmide de base triangular. O cálculo do volume de uma pirâmide triangular, também chamada de tetraedro, é feito a partir do cálculo da área do triângulo (base) que está no plano. Em seguida, multiplica-se pela altura e divide-se por três.
Decomposição de sólidos geométricos Esta relação permite concluir que o volume de um prisma triangular, reto ou oblíquo, é dado por Vprisma=12×ˊArea da base×altura.
O volume do prisma é determinado pelo produto da área da base pela altura e representa a quantidade de espaço que esse sólido geométrico ocupa.
Basta usar a fórmula V = Ab*h, onde V = volume, Ab = área da base, h = altura e * = multiplicação. Porém, para executar isso, você deverá saber a área da base (Ab), e como na questão ele diz que é um prisma triangular regular, isso que dizer que suas arestas tem o mesmo tamanho.
Ficaria assim: H x a x h / 2 / 1000 => 50cm x 80cm x 50cm / 2 / 1000 = 100 Litros.
O volume do aquário pode ser calculado com facilidade a partir de suas dimensões. Multiplique o comprimento pela largura e pela altura. Todas as medidas em centímetros. O resultado é dividido por 1.
Como calcular