A variação diatópica, ou geográfica, condiz também com a identidade e a cultura das diferentes comunidades de fala, possibilitando o reconhecimento de que determinado falante se distingue de outros falantes por pertencer à determinada comunidade e não à uma outra. ...
São aquelas que demonstram a diferença entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país, diferentes estado e cidades. Por exemplo, os falantes do Estado de Minas Gerais possuem uma forma diferente em relação à fala dos falantes do Rio de Janeiro.
Variação linguística histórica (diacrônica) As variações diacrônicas, também chamadas de variações históricas, são variações que ocorrem de acordo com as diferentes épocas vividas pelos falantes, sendo possível distinguir o português arcaico do português moderno, bem como diversas palavras que ficam em desuso.
As variações de linguagem se tratam das variantes que são criadas pelos falantes....Palavras consideradas variação de linguagem:
Linguagem social é uma linguagem falada por um grupo de cidadão de uma região não deferida com base a linguagem que eles falam tem o indício que eles se entendam com a linguagem predominante na aquela região.
variação linguística são os vários falares entre falantes de uma língua. Toda língua natural tem suas variações. Dentro de uma mesma região,cidade ou cisa assim as pessoas formam pequenas comunidades que acabam criando, por repetição de hábitos e tendências, suas características e etc!;)
b) Por que Pascoal precisa estudar sobre variação linguística? para aprender que cada região tem um jeito diferente de se falar e que, por isso, não quer dizer que quem fala dessa forma esteja errado. porque ele não tem muito conhecimento, já que não aprendeu sobre variação linguística. ele tem o famoso preconceito.
Entre todas as causas, talvez seja a mais comum e a que traga consequências mais graves. Isso se deve ao fato de membros das classes mais pobres, pelo acesso limitado à educação e cultura, geralmente, dominarem apenas as variedades linguísticas mais informais e de menor prestígio.
Ler textos de autores renomados de nossa literatura e identificar as variações linguísticas existentes nos mesmos. Identificar as características, geográficas e históricas das obras. Identificar e classificar as variações linguísticas. Escrever textos que contemplem as variações do estado de origem do aluno.
Promover a adequação linguística Ou seja: em uma situação informal, a linguagem mais recomendável a se usar é a informal. Já em uma situação formal pede o uso da norma padrão. Quando usamos “vc” para abreviar a palavra você em conversas pela internet, estamos adequando nossa linguagem ao ambiente informal.