A comprovação da integralização do capital é obrigatória Caso a integralização seja feita com bens, você precisa elaborar uma listagem contendo descrição, data de aquisição, tipo, modelo e valor de mercado de cada bem. Esse documento deve ser registrado com o ato constitutivo.
De acordo com o estabelecido no Contrato Social e acordado pelos sócios, a integralização de Capital Social pode ser feita:
Dentre os benefícios de uma gestão estratégica do capital social estão: o melhor gerenciamento de recursos para investimento, o planejamento de ações a longo prazo e a determinação de limites de responsabilidade e domínio da empresa que cada um dos sócios deve ter.
De acordo com o professor Alfredo Lamy Filho, “é função do capital social garantir os credores da companhia, conciliando a responsabilidade limitada dos acionistas (indispensável para que se possam associar, na mesma empresa, centenas ou milhares de sócios) com a proteção ao crédito, necessário ao funcionamento do ...
por deliberação da assembleia-geral extraordinária convocada para decidir sobre reforma do estatuto social, no caso de inexistir autorização de aumento, ou de estar a mesma esgotada.
Na sociedade limitada, assembleia deve ser convocada pelos administradores da sociedade, nos casos previstos na lei e o contrato social (art. 1072, caput, do CC). Na sociedade anônima, a convocação compete ao conselho de administração ou, na sua ausência, à diretoria (art. 123, caput, da LSA).
O aumento de capital significa uma operação financeira para uma elevação do capital social de uma empresa através de duas modalidade: entrada de capital de sócios por meio de subscrição de novas ações ou quotas e incorporação de reservas. ... É uma forma de injetar capital dentro de uma companhia.
O aumento do capital social somente é possível após ele ser integralizado, ou seja, os sócios devem efetivamente investir na sociedade todo o capital subscrito. A deliberação para aumentar o capital social deve ser adotada a partir da decisão dos sócios que detêm, no mínimo, 3/4 do capital social.
A constituição da S.A., seja ela aberta ou fechada, deve ser precedida da subscrição de, pelo menos, duas pessoas, de todas as ações que compõe o capital social da companhia, e do depósito em dinheiro, no Banco do Brasil S/A, de, no mínimo, 10% (dez por cento) do valor de emissão das ações.
O Capital Autorizado é que um limite de Capital dentro do qual a Assembleia Geral ou o Conselho de Administração pode autorizar um aumento de capital social de forma independente da reforma estatutária.
É o investimento inicial feito pelos proprietários da empresa e corresponde ao patrimônio líquido inicial. Ele só é alterado quando os proprietários realizam investimentos adicionais (aumentos de capital) ou desinvestimentos (diminuições de capital).