Uma RFI, que vem do inglês Request for Information, significa literalmente a tradução da frase — é um pedido de informações junto ao seu fornecedor da frota.
Para uma RFP, irá conter as medidas qualitativase requisitos que irão conduzir a decisão de seleção do fornecedor. Para uma RFQ este item devem fornecer as medidas quantitativas que deve estar procurando na resposta do fornecedor.
Como responder uma RFP adequadamente?
Também chamado de matriz energética de abastecimento, o strategic sourcing tem como principal foco a avaliação da complexidade envolvida na compra de determinado serviço, produto ou bem de consumo, de modo a analisar o impacto que tal obtenção gera para o negócio.
A prática conhecida como BID já é muito comum em outros setores. O termo é originário do inglês, do verbo to bade, que pode ser traduzido livremente como ofertar, fazer um lance. Recentemente a logística passou a adotar também o BID, com a ampla concorrência e com o mercado cada vez mais acirrado.
Como aplicar o Strategic Sourcing em sete passos
O Sourcing é um método muito comum na área de suprimentos que permite à empresa analisar o orçamento total do valor a ser gasto com determinados produtos ou serviços. O processo é composto pelo mapeamento, entendimento e avaliação das características dos materiais, dos serviços e do mercado fornecedor.
Integração, visibilidade e alta disponibilidade para segurança de toda a cadeia de suprimentos são aspectos fundamentais a uma empresa. De maneira geral, todos esses fatores devem estar presentes em uma solução logística. É ela que faz a gestão de vendas, compras e estoques.
Capacidade de organização Desenvolver um bom planejamento de compras, organizar o dia a dia, negociar, identificar gargalos e executar com excelência a gestão do tempo são bons exemplos da variedade de tarefas e ocupações de um comprador.
Critérios gerais: Qualidade na prestação do serviço. Agilidade de entrega. Disponibilidade de produto. Flexibilidade para mudanças em pedidos em termos de especificação, prazo de entrega e quantidade.
Quando um comprador concentra a compra de um material com um fornecedor, desde que a relação seja confiável, se estabelece uma vantagem mútua. Além disso, o comprador consegue driblar os efeitos colaterais da competitividade e aumentar sua eficiência.
Além de estabelecer o fluxo de materiais, o departamento de compras de uma empresa atua diariamente com a missão de reduzir o número de problemas nas outras áreas e viabilizar o aumento do lucro da organização.
Analisa a compra de materiais, equipamentos, matérias-primas e serviços, realiza cotação e negociação com fornecedores, emite pedidos e acompanha o fluxo de entrega para cumprimento de todas as condições negociadas.
Analisa os processos de compras, armazenagem e movimentação de materiais. Participa na criação de métodos e processos e no controle da área de Suprimentos, definindo ações para redução de custos. Negocia com fornecedores, a fim de ter as melhores condições de preço, produto, formas de pagamento e prazo de entrega.
O que o Comprador Pleno faz? Analisa a compra de materiais, equipamentos, matérias-primas e serviços, realiza cotação e negociação com fornecedores, emite pedidos e acompanha o fluxo de entrega para cumprimento de todas as condições negociadas.
Em primeiro lugar, é bom ser formado num curso na área de Administração e Negócios. Não existe graduação em comprador profissional, apenas especializações. O ideal, ainda durante a faculdade, é conseguir um estágio numa empresa, que irá complementar sua especialização e seu MBA.