Verdade - Bondade - Necessidade, existentes no texto. Conta-se que a ideia das três peneiras foi atribuída a Sócrates, filósofo ateniense, que se pautava a sua vida sob três pilares: VERDADE, BONDADE e NECESSIDADE.
Resposta. Resposta: pois se você não tem certeza de algo, pode acabar falando coisas erradas, e isso traz consequências. para não ofender ninguém, a bondade é necessária para um bom convívio da sociedade, temos que pensar 2 vezes antes de falar.
A preocupação de Sócrates, e também dos professores atuais, é criar a autorreflexão para gerar autonomia na busca do conhecimento. Por isso, a metodologia de Sócrates poderá trazer uma poderosa contribuição para a educação a distância.
Resposta. Sócrates defendia que a educação tem que ser apresentada para todos como uma democracia, assim ela seria um instrumento de equalização social do governo e pode ser utilizada como um método de intelectualização da população.
Sócrates é considerado um filósofo da dialética. Sócrates desenvolveu um método filosófico dialógico (feito por meio de diálogos) conhecido como maiêutica. A maiêutica socrática consiste numa sucessão de perguntas aos interlocutores visando fazer com que eles demonstrem uma resposta.
Com isso, Sócrates criou um método que muitos confundem ainda hoje apenas com uma figura de linguagem. A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar.
O método socrático referido é a Maiêutica. Consiste em, através de perguntas sobre um determinado assunto, a pessoa seja induzida a descobrir a verdade sobre algo.