A passagem de plantão é um mecanismo utilizado pela Enfermagem para assegurar a continuidade da assistência prestada(1). Este evento, constitui uma atividade fundamental para a organização do trabalho(2).
A passagem de plantão, entrega ou troca de turno é uma prática realizada pela equipe de enfermagem com a finalidade de transmitir informação objetiva, clara e concisa sobre os acontecimentos que envolvem a assistência direta e ou indireta ao paciente durante um período de trabalho, bem como assuntos de interesse ...
Caracteriza-se abandono de plantão o ato de deixar de prestar assistência ao (s) paciente (s), a saída do profissional do turno de trabalho sem a ciência ou consentimento da chefia e/ou não comparecer para a escala determinada sem comunicação ou justificativa à Chefia de Enfermagem.
O que é admissão de paciente? A admissão diz respeito à entrada do paciente no serviço de saúde para ocupar um leito com a finalidade de se submeter a tratamento clínico, cirúrgico e/ou realização de procedimentos especiais. Nestes casos a equipe de enfermagem tem um papel de extrema relevância para o paciente.
A realização das anotações tem como objetivo descrever os cuidados prestados, de forma a comprovar a execução do processo de enfermagem realizado com base nos princípios técnicos e científicos visando um atendimento qualificado ao paciente e podem garantir a continuidade do serviço de enfermagem de forma ininterrupta.
As anotações de enfermagem são todos os registros das informações do paciente, das observações feitas sobre o seu estado de saúde, das prescrições de enfermagem e sua implantação, da evolução de enfermagem e de outros cuidados, entre eles a execução das prescrições médicas.
Uma anotação de enfermagem eficaz precisa incluir data, hora, assinatura e identificação do profissional com o número do COREN. Além disso, deve constar no documento a observação e o registro de como o paciente chegou até a clínica ou o hospital (de onde veio, se tem acompanhante, se está em condições de locomoção).
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é um método de prestação de cuidados com o objetivo de reduzir as complicações durante o tratamento de forma a facilitar a adaptação e recuperação do paciente.
A Sistematização da Assistência à Enfermagem (SAE) é um importante instrumento específico da enfermagem que faz com que o enfermeiro, que é o líder da equipe (composta por técnicos e auxiliares de enfermagem), consiga avaliar individualmente os pacientes e entenda quais tipos de cuidados ele precisa.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma metodologia desenvolvida a com o objetivo de organizar a prática da enfermagem no atendimento e cuidado do paciente.
Quais as etapas do método SAE?
A proposta da SAE dá visibilidade às ações da equipe de enfermagem, além de promover a integralidade do cuidado ao paciente. ... O técnico de enfermagem, por sua vez, tem como atribuições participar da programação da assistência de enfermagem(7-8).
As competências clínicas incluem detecção, documentação e resposta às alterações nas condições de saúde do paciente e fornecimento de um sistema de apoio para garantia de cuidados seguros e as gerenciais incluem planejamento, tomada de decisão, resolução de problemas, liderança, comunicação, gerenciamento de conflitos ...
Ele exerce as atividades auxiliares, de nível médio técnico, atribuídas à equipe de enfermagem, cabendo-lhe, conforme o ar- tigo 10 desse Decreto: assistir o enfermeiro no planejamento, programação, orientação e supervisão das atividades de assistência de enfermagem; na prestação de cuidados diretos de enfermagem a ...
Analogamente, na Enfermagem também há mais de um processo de trabalho, que pode ou não ser executado concomitantemente. São eles: o processo de trabalho Assistir, o processo de trabalho Administrar, o processo de trabalho Ensinar, o processo de trabalho Pesquisar e o processo de trabalho Participar Politicamente.
Comentário: A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) corresponde a todo o Universo de recursos materiais e humanos e também a ideologia da instituição onde ocorre a assistência de Enfermagem. O Processo de Enfermagem (PE) faz parte deste universo como sendo a execução da SAE na prática.
Destes, serão abordados do terceiro ao oitavo: “O Processo de Enfermagem”, “Primeira Etapa do Processo de enfermagem: Investigação (Anamnese e Exame Físico)”, “Segunda Etapa do Processo de Enfermagem: Diagnósticos de Enfermagem”, “Terceira Etapa do Processo de Enfermagem: Planejamentos dos Resultados Esperados”, “ ...
Compreende as fase de histórico (entrevista e exame físico), diagnóstico, prescrição e implementação da assistência e evolução de enfermagem. Para a implantação da assistência de enfermagem devem ser considerados aspectos essenciais em cada uma das etapas citadas acima. ...
Pode-se identificar quatro tipos de sons: timpânico, hipertimpânico, submaciço e maciço. A percussão sobre uma área sólida revela o som maciço; é o típico som obtido ao se percutir a região hepática.