O SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR As questões de organização e gestão referem-se ao conjunto de normas, diretrizes, estrutura organizacional, ações, procedimentos e condições concretas que garantam o bom funcionamento da escola e da sala de aula, tendo em vista a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno.
O organograma escolar não deve representar pessoas, mas sim conter as relações hierárquicas da instituição de ensino. É possível representar a distribuição das direções (administrativa e pedagógica, por exemplo), dos setores, dos cargos e da comunicação entre eles dentro da escola.
A organização escolar é um processo de suma importância no ambiente escolar e acadêmico de modo geral, é necessário para otimização das aulas e para se der um seguimento adequado ao desenvolvimento de uma aula.
Em todo e qualquer setor onde exista uma organização com diferentes funções, existe a sua hierarquia, isto é, a divisão das tarefas a serem executadas pelo trabalhador. Na escola, esta divisão se faz pelo trabalho manual e o trabalho intelectual.
A gestão escolar cabe à direção, direção auxiliar e equipe pedagógica que, juntas, formam a equipe gestora. Essa equipe, tendo a gestão democrática como principio, deve primar pelo fortalecimento do trabalho coletivo, da ética profissional e o comprometimento político-pedagógico com a educação pública.
A Equipe Pedagógica é composta por Supervisor de Ensino, Orientador Educacional, Corpo Docente e Responsável pela Biblioteca Escolar. ... É um trabalho de liderança que ajuda a escola a desempenhar melhor o seu processo de ensino-aprendizagem, em função de uma educação eficaz oferecida aos alunos.
A equipe pedagógica é responsável pela coordenação, implantação e implementação no estabelecimento de ensino das Diretrizes Curriculares definidas no Projeto Político-Pedagógico e no Regimento Escolar, em consonância com a política educacional e orientações emanadas da Secretaria de Estado da Educação.
O corpo docente de uma faculdade ou escola é o conjunto dos professores que atuam naquela instituição. Os docentes são responsáveis pela formação dos estudantes, auxiliam na formação e no processo de aprendizagem dos alunos.
Toda a parte pedagógica desenvolvida pelo tutor está ligada a acompanhamento de produção, acesso dos alunos ao sistema, leitura do material, notas parciais de atividades, aprovação e evitar as reprovações; nesse caso promover a recuperação se houver condições. ...
A função pedagógica da educação infantil na instituição de ensino se traduz enquanto espaço de intencionalidades para ampliação de saberes e conhecimentos. ... Nas instituições de educação infantil, a função pedagógica se traduz por meio da responsabilidade das famílias na construção dos espaços.
A Resolução determina que as instituições de Educação Infantil devem atender à função sociopolítica e pedagógica na educação e no cuidado das crianças, no compartilhamento desse papel com as famílias, na promoção da igualdade entre crianças de diferentes classes sociais no acesso a bens culturais e na vivência da ...
Quanto à função pedagógica, interligada à função social, deve conscientizar o corpo docente de que, o trabalho com a realidade sócio-cultural da criança deve ser aliado ao processo de cuidar e educar. ...
Por isso, a BNCC entende que, na Educação Infantil, a escola “precisa promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.”
O atendimento em creches e pré-escolas como direito social das crianças se afirma na Constituição de 1988, com o reconhecimento da Educação Infantil como dever do Estado com a Educação.
Os Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver de 0 a 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem dos bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. Ou seja, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente escolar.
O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de ...
1) Educação ativa e relacionada com os interesses, necessidades e potencialidades da criança; 2) Ênfase na aprendizagem através da resolução de problemas; 3) Ação educativa ligada à vida e não entendida como preparação para a vida; 4) Incentivo da solidariedade e não da concorrência.
A Base Nacional Comum Curricular define a alfabetização como ação pedagógica principal no começo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, uma vez que o documento prevê que, ao final do 2º ano, as crianças já devem possuir habilidades relacionadas a leitura e escrita.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever. ... Atualmente, as crianças devem ser alfabetizadas até o terceiro ano do ensino fundamental.
Segundo o MEC, para o desenvolvimento e concretização das práticas de alfabetização, é imprescindível que sejam também desenvolvidas habilidades motoras e cognitivas até o segundo ano do ensino fundamental.