Holding empresarial é um tipo de organização societária diferenciada, na qual há uma grande companhia que exerce poder e influência sobre outras. Já imaginou ter um empreendimento controlando outros pelo fato de deter as ações delas?
Muito utilizada por médias e grandes empresas, uma holding, normalmente, tem o objetivo de melhorar a estrutura de capital ou então é usada como parte de uma parceria com outras empresas ou mercado de trabalho. O objetivo é a administração – ou controle – de um grupo de empresas.
Em situações de execução (ação trabalhista, execução fiscal, entre outras) o patrimônio do empresário fica "protegido" na holding. Essa proteção se dá pelo fato de que nessas demandas judiciais são verificados, primeiramente, os bens/direitos declarados na empresa ré do processo.
1 – Doação de bens: Aqui o proprietário doa – ainda em vida – seu patrimônio aos herdeiros por meio de um planejamento sucessório. Neste caso, ainda que o patrimônio seja doado, é possível adiconar uma cláusula de reserva de usufruto, que permite que os direitos sobre esse patrimônio não sejam perdidos.
Para que uma empresa se torne uma holding, esta deverá receber bens ou direitos para formar o seu capital, e esta integralização poderá ocorrer de duas formas, ou seja, sócio pessoa física e/ou sócio pessoa jurídica. ... Tendo maior facilidade de administração, exerce a Holding maior controle pelo menor custo.
Para criar e estruturar uma holding familiar, primeiro, deve-se analisar os bens, depois, definir o contrato da holding e como será a administração. A holding familiar é uma empresa que inclui o patrimônio de toda a família, por isso, terá o controle de todos os bens, inclusive cotas e ações em outras empresas.
Como abrir uma holding familiar?
A Holding Patrimonial Familiar consiste em uma sociedade empresária que reúne, em seu capital social integralizado, o patrimônio de uma pessoa física ou de um casal, a depender do regime de comunhão de bens. A propriedade dos imóveis é transferida para a sociedade no momento da constituição da empresa.
Fazer uma holding patrimonial envolve processos comuns a criação de uma empresa no que se refere a escolha do modelo societário, do regime tributário e administração.
O Tombamento pode ser feito pela União, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Estado da Cultura - CPC, ou pelas administrações municipais que dispuserem de leis específicas.
1. Crie uma planilha para registrar os bens da empresa
Em síntese, entende-se por planejamento patrimonial o conjunto de estudos e orientações referentes a uma situação patrimonial, considerando-se também todas as circunstâncias pessoais, com a explicitação das consequências jurídicas entre vivos e causa mortis.
O objetivo principal dessa técnica, além de agregar segurança jurídica, é garantir que os bens continuem gerando resultados financeiros ao longo do tempo por meio de estratégias previamente definidas.
O planejamento sucessório é um instrumento jurídico que tem como objetivo organizar a transferência de bens e patrimônios de uma pessoa, ainda viva, aos seus herdeiros.
Confira a seguir três simples passos para dar início ao seu planejamento e à transferência de bens aos herdeiros: